Formação sobre inclusão de alunos da Educação Especial para os docentes da Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal, Brasil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-68702

Mots-clés :

Formação de Professores, Educação Inclusiva, Público da Educação Especial

Résumé

A pesquisa descreve o planejamento, desenvolvimento e avaliação de um programa de formação sobre inclusão de alunos público da Educação Especial no Ensino Superior para os docentes da Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal, Brasil. O programa de formação foi organizado em cinco temas, conforme o interesse dos docentes: Educação Especial e Inclusiva; deficiência visual; surdez; autismo e acessibilidade. Concluiu-se que é possível realizar ações formativas baseadas nas demandas dos professores e identificou-se a necessidade de maior carga horária, material de apoio, atividades práticas e institucionalização das formações para que ocorram de forma contínua e contribuam para melhoria da qualidade do ensino ofertado às pessoas público da Educação Especial.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Raphaella Duarte Cavalcante Lopes, Universidade Federal do Pará - Brasil

Mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Docente da Universidade Federal do Pará, Castanhal, Pará, Brasil.

Hilda Rosa Moraes de Freitas Rosário, Universidade Federal Rural da Amazônia - Brasil

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Docente da Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, Pará, Brasil.

Simone Souza da Costa Silva, Universidade Federal do Pará - Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Docente da Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Références

BAZON, F. V. M.; SILVA, G. F. S. da. Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: análise de currículos de licenciaturas em ciências biológicas, química e física. Revista Pedagógica, v. 22 (Dossiê - Educação Inclusiva), p.1-24, 2020. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5064. Acesso em: 7 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5064.

BRASIL. Censo da Educação Superior. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados. Acesso em: 10 mar. 2022.

BRASIL. Documento orientador Programa Incluir: acessibilidade na Educação Superior. Secadi/Sesu-2013. Brasília: MEC, 2013b. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/sesu/pdf/documento_orientador_programa_incluir.pdf. Acesso em: 7 ago. 2022.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 7 ago. 2022.

BRASIL. Lei no 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior. Brasília, DF: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm. Acesso em: 7 ago. 2022.

BRASIL. Lei no 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 15 ago. 2017.

BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Diário Oficial, Brasília, 28 dez. 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm. Acesso em: 18 dez. 2022.

BRASIL. Referenciais de Acessibilidade na Educação Superior e a Avaliação In Loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Parte I – Avaliação de Cursos de Graduação. Brasília: MEC, 2013a.

BROILO, C. L. (Re)vendo a profissão e a formação pedagógica do docente universitário. In: BROILO, C. L. (org.). Assessoria pedagógica na universidade: (con)formando o trabalho docente. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2015. p. 25–46.

CALHEIROS, D. dos S.; FUMES, N. de L. F. Experiências e saberes de professores universitários em relação à inclusão de alunos com deficiência na Educação Superior. Revista FAEEBA, v. 25, n. 46, p. 239–255, 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2713/1840. Acesso em: 6 nov. 2017. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p239-255.

CUNHA, M. I. da. Pressupostos do desenvolvimento profissional docente e o assessoramento pedagógico na universidade em exame. In: CUNHA, M. I. da (org.) Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente e as assessorias pedagógicas universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2014. p. 27-57.

FUMES, N. de L. F. Dimensões da docência universitária no processo de inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior. XIII Congresso Nacional de Educação. Curitiba, Brasil, 2017.

FURLAN, E. G. M. et al. Inclusão na educação superior: formação e experiência docente. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 25, n. 02, p.416-438, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/pFKNPXxWSrpJzKx8h4mnddg/?format=html. Acesso em: 24 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-4077/S1414-40772020000200010.

GERMANO, S. Doutorado: entenda como funciona essa pós-graduação. Associação Nacional de Pós-Graduandos [ANPG], 2019. Disponível em: http://www.anpg.org.br/12/03/2019/doutorado-entenda-como-funciona-essa-pos-graduacao/. Acesso em: 7 ago. 2022.

GERMANO, S. Mestrado: o que é, como fazer? Associação Nacional de Pós-Graduandos [ANPG], 2022. Disponível em: http://www.anpg.org.br/28/02/2019/o-guia-absolutamente-completo-do-mestrado/. Acesso em: 7 ago. 2022.

PEREIRA, R. R. Estresse, características resilientes e sociodemográficas de alunos com deficiência e com transtornos funcionais específicos da UFPA (Campus do Guamá). 2017. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) – Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Pará, 2017. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1yWcfwtCGcTuvFzHJQJWbUag_uv23BGNO/view. Acesso em: 13 set. 2017.

POKER, R. B.; VALENTIM, F. O. D.; GARLA, I. A. Inclusão no ensino superior: a percepção de docentes de uma instituição pública do interior do estado de São Paulo. Psicologia Escolar e Educacional, número especial, p.127-134, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/677qhyPHcwGg7yYPQ69xVVd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3539/2018/010.

PRAIS, J. L. de S.; ROSA, H. F. Formação didático-pedagógica na educação superior: das exigências legais aos desafios reais da inclusão educacional. Cenas Educacionais, v. 4, n.e10231, p.1-24, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10231. Acesso em: 4 maio 2022.

SANTOS, D. S. dos; MELO, G. F. Formação docente: desafios para a Pedagogia Universitária. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 7, n. 3, p. 514-526, set./dez. 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47531/25679. Acesso em: 02 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-12.

SANTOS, R. N. L. dos, et al. Formação em Educação Especial dos docentes da UFPA-Castanhal. In: Anais do 7º Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2016. Disponível em: https://proceedings.science/cbee/cbee7/trabalhos/formacao-em-educacao-especial-dos-docentes-da-ufpa-castanhal?lang=pt-br. Acesso em: 6 abr. 2022.

SANTOS, S. D. G., et al. Retrato da formação e da experiência pedagógica dos professores do curso de graduação em Educação Física no Estado de Alagoas/Brasil: Inclusão em foco. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, (S1A), p. 510–522, 2014. Disponível em: https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/artigos_soltos/2014-3_1/RPCD_2014-3_1-0510.pdf. Acesso em: 6 nov. 2017. DOI: https://doi.org/10.5628/rpcd.14.S1A.510.

SANTOS, S. D. G.; FUMES, N. de L. F. Reflexões de universitários com deficiência sobre a prática e a formação docente no Ensino Superior de Maceió. V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina, Basil, 2009. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2009/317.pdf. Acesso em: 23 out. 2017.

SILVA, V. L. R. da. Estratégias de formação de professores universitários no contexto da expansão e interiorização da Universidade Federal do Amazonas. In: CUNHA, M. I. da (org.). Estratégias institucionais para o desenvolvimento profissional docente e as assessorias pedagógicas universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2014. p. 275–300.

SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação / [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira]. – 2. ed. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2004.

SOUZA, C. J. de. A (in)visibilidade da Educação Especial no currículo: os Projetos Pedagógicos de Cursos de licenciatura do Instituto Federal de Goiás. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. esp. 1, p.804-819, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14916. Acesso em: 27 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16iEsp.1.14916.

UNESCO. Conferência Mundial sobre Ensino Superior. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4512-conferencia-paris&Itemid=30192. Acesso em: 20 out. 2017.

VITALIANO, C. R. Análise da necessidade de preparação pedagógica de professores de cursos de licenciatura para inclusão de alunos com necessidades especiais. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 13, n. 3, p.399-414, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/tkJwbdCMFjQJqRTZ8S5qHnC/?lang=pt. Acesso em: 02 mar. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382007000300007.

Téléchargements

Publié-e

2023-07-12

Comment citer

LOPES, R. D. C.; ROSÁRIO, H. R. M. de F.; SILVA, S. S. da C. Formação sobre inclusão de alunos da Educação Especial para os docentes da Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal, Brasil. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1229–1246, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n3a2023-68702. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68702. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS LUSO-BRASILEIRAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA PESSORAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR