A criação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: análise a partir do Ciclo de Políticas

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-68692

Mots-clés :

Inclusão, Acessibilidade, Ciclo de políticas, Ensino Superior, Deficiência

Résumé

Este artigo pretende, a partir da abordagem do Ciclo de Políticas, de Stephen J. Ball e colaboradores, apresentar uma análise da criação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) em uma universidade federal brasileira. Recorrendo aos três principais contextos definidos no Ciclo de Políticas (o contexto de influência, o contexto da produção do texto e o contexto da prática), essa análise se ocupará, principalmente, dos avanços e desafios das políticas de acesso, permanência e participação dos alunos com deficiência na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Como se verá, o contato com essa experiência em particular, deixa explícito que há, sem dúvida, progressos em curso, mas demonstra, ao mesmo tempo, a existência de um conjunto de questões que impediram e/ou impedem a estruturação de uma universidade efetivamente acessível e inclusiva. Algumas dessas questões serão discutidas neste trabalho, ainda que outras, apenas assinaladas, mereçam a atenção de novas pesquisas. Seja como for, apesar dos limites do recorte aqui adotado, acreditamos que esse esforço inicial de reflexão se justifica e é relevante porque ajuda a visibilizar alguns dos aspectos mais importantes do debate a respeito da inclusão de alunos com deficiência no ensino superior brasileiro.

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Andreza de Oliveira de Carvalho, Universidade Federal Fluminense - Brasil

Doutoranda. Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Paulo Pires de Queiroz, Universidade Federal Fluminense - Brasil

Doutor. Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

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Publié-e

2023-12-31

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CARVALHO, A. de O. de; QUEIROZ, P. P. de. A criação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: análise a partir do Ciclo de Políticas . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–17, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-68692. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68692. Acesso em: 13 nov. 2024.

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