Os desafios da política de permanência e êxito no IFSC – Câmpus Florianópolis Continente
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-67738Mots-clés :
Abandono Escolar, Permanência e Êxito no IFSC, EnsinoRésumé
O presente artigo analisa os desafios da política de permanência e êxito no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Florianópolis Continente, a partir de depoimentos de oito integrantes da Comissão Local e da Gestão Escolar. As entrevistas foram realizadas entre 2021 e 2022 e mostram como ocorreu localmente a implantação do Plano de Permanência e Êxito do IFSC nos anos de 2018 e 2019. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza exploratória, utilizando-se da abordagem metodológica pesquisa documental. Conclui-se que a implementação da política caracterizou-se, especialmente, por levantamento de dados e aplicação de ações pontuais, sendo a assistência estudantil uma importante estratégia a ser ampliada. Além disso, o processo de trabalho no Câmpus se deu, sobretudo, de forma mecanizada para atendimento à demanda de órgão de controle, sem reflexões coletivas aprofundadas.
Téléchargements
Statistiques
Références
ALVES, N.; CANÁRIO, R. Escola e exclusão social: das promessas às incertezas. Análise Social, Lisboa, v. 38, n. 169, p. 981-1010, 2004. Disponível em: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1218650678S9rNN2al1Cx82TV2.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.
ALVAREZ, K. R. Permanência e Êxito escolar nos Institutos Federais. Ensino em Foco, Salvador, v.3, n.6, 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/ensinoemfoco/article/view/681/447. Acesso em: 30 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.55847/ef.v3i6.681.
ANTUNES, R. Desenhando a nova morfologia do trabalho no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, v.28, n.81, p. 39-53, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142014000200004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142014000200004.
ARAUJO, S. A. L. et al. Efetividade da assistência estudantil para garantir a permanência discente no ensino superior público brasileiro. Avaliação, Sorocaba, v. 24, n. 3, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772019000300722&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 31 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000300009.
ARROYO. M. Fracasso-sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. Em Aberto, Brasília, ano 11, n.53, jan/mar. 1992. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2145/1884. Acesso em: 09 de agost.2022.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Paris, Presses Universitaires de France, 1977.
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Brasília, DF: 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm. Acesso em: 20 mar. 2020.
COELHO, A. J. D. P. Permanência e abandono escolar na educação profissional: um estudo sobre Instituições Federais de Joinville e Jaraguá do Sul. 2014. 225 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Programa de Pós-graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1030/1/CT_PPGTE_M_Coelho%2c%20Alexsandra%20Joelma%20Dal%20Pizzol_2014.pdf Acesso em: 24 mar. 2021.
COSTA, E. C. As percepções dos beneficiários e servidores sobre o programa de atendimento aos estudantes em vulnerabilidade social no Instituto Federal de Lages-SC. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense, Universidade do Planalto Catarinense, Lages, 2021. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/pos-graduacao/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas-a-partir-de-2018/ciencias-humanas/mestrado-ch/1306-as-percepcoes-dos-beneficiarios-e-servidores-sobre-o-programa-de-atendimento-aos-estudantes-em-vulnerabilidade-social-no-instituto-federal-de-lages-sc/file. Acesso em: 24 mar. 2021.
DOURADO, A. M. S.; MUTIM, A. L. B.; ALECRIM, M. A. R. S. Evasão e Permanência no IFBA-IRECÊ: velhos desafios, novos olhares. Ensino em Foco, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/ensinoemfoco/article/view/444/323. Acesso em: 30 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.55847/ef.v1i1.444.
DUBET, F. A escola e a exclusão. Trad. Neide Luzia de Rezende. Cadernos de Pesquisa, n. 119, 2003. Disponível em https://www.scielo.br/j/cp/a/JBTWwBmFCfZBxm9QKbxSN9C/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0100-15742003000200002.
FALCO, B. S. B.; OLIVEIRA, I. C. C. A política de Assistência Estudantil e seu impacto na permanência dos estudantes. Cadernos Cajuína, v.6, n.3, 2021. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/500/430. Acesso em: 31 mai. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i3.500.
FERRETTI, C. J. Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia: desafios e perspectivas In: KUENZER, A. Z et al.; Franciane Heiden Rios; Roberta Rafaela Sotero Costa; Sandra Terezinha Urbanetz (org.). Educação profissional: desafios e debates. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
FRIGOTTO, G. Alcance e limites das políticas públicas de educação profissional de emprego e renda. In: KUENZER, A. Z et al.; Franciane Heiden Rios; Roberta Rafaela Sotero Costa; Sandra Terezinha Urbanetz (org.). Educação profissional: desafios e debates. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.
FRITSCH, R. Evasão escolar, mundo da escola e do mercado de trabalho: o que dizem os jovens do Ensino Médio de escolas públicas. In: DORE, R.; SALES, P. E. N.; SILVA, C. E. G. (Orgs.). Educação profissional e evasão escolar: contextos e perspectivas. Belo Horizonte: RIMEPES, 2017.
GADOTTI, M. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 14a ed. São Paulo: Cortez, 2003.
IFSC – INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Plano estratégico de permanência e êxito dos estudantes do IFSC. Florianópolis, SC: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/documents/23567/0/Plano+de+Perman%C3%Aancia+e+%C3%8Axito/11b7634e-0c69-4056-9034-a40275ff9a0b. Acesso em: 29 nov. 2019.
IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Relatório com as estimativas da caracterização da ocupação formal e informal do turismo, com base nos dados da RAIS* e da PNAD** 2013, para o Brasil e regiões. produto 5. Brasília: Ipea, 2013. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/extrator/arquivos/160204_caracterizacao_br_re.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.
KILBERT, E. C.; MOESCH, M. M. Trabalho no Turismo: essência, aparência e análise do panorama dos trabalhadores do Brasil e Goiás. In: XI Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo 2014. Fortaleza, 2014 [Anais]. Disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/11/145.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.
KONDER, L. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 2008.
KUENZER, A. Z. O Ensino Médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Rev. Educação e Sociedade, Campinas, v. 21, n.70, Campinas, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LGpgCTxWgVvB3DYzKVWFjwJ/abstract/?lang=pt. Acesso em 16 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302000000100003.
LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. livro 1, v.1. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.
MÉSZÁROS. I. A educação para além do capital. Trad. Isa Tavares. 2a ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
NOGUEIRA, M. A. Educação, saber, produção em Marx e Engels. São Paulo: Cortez, 1990. 220p.
PACHECO, E. M. Os Institutos Federais: uma revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Natal: Editora IFRN, 2010.
RAMOS NETO, J.O. A evasão escolar nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise dos planos estratégicos de permanência e êxito. Educação em Revista, Marília, v.20, n.2, p. 7-24, Jul.-Dez., 2019. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/8999. Acesso em: 10 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2019.v20n2.02.p7.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras. Educ.[online]. 2007, vol.12, n.34, pp.152-165. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico (livro eletrônico). 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013. Disponível em:
https://www.ufrb.edu.br/ccaab/images/AEPE/Divulga%C3%A7%C3%A3o/LIVROS/Metodologia_do_Trabalho_Cient%C3%ADfico_-_1%C2%AA_Edi%C3%A7%C3%A3o_-_Antonio_Joaquim_Severino_-_2014.pdf. Acesso em: 01 de março de 2021.
SOUSA, C. O.; ALMEIDA, M. D. B.; GUIMARAES, V. C. Contribuições do apoio pedagógico ao discente do IFG Câmpus Uruaçu para a permanência e êxito no Ensino Médio integrado, Revis. Foco, Curitiba, v.16, n.2, 2023. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/959/743. Acesso em: 31 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n2-086.
SOUZA, F. M. Os desafios da política de permanência e êxito no IFSC - Câmpus Florianópolis Continente. 2022, 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional) - Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=11850519. Acesso em: mar. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Políticas em Debate 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.