A Produção De Estudos Sobre A Lei 10.639 Nas Regiões Norte E Nordeste / The research about the Law 10.639 in the North and Northeast regions
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v2n1a2013-24062Résumé
RESUMO: Neste artigo apresentamos uma reflexão acerca da pesquisa acadêmica sobre a Lei 10.639/2003 e/ou temas relacionados à mesma, a partir da presença da temática no Encontro de Pesquisadores em Educação no Norte e Nordeste - EPENN, no período 2003 - quando a lei foi criada -, a 2011. Â A problemática central envolve a análise da presença, amplitude e constância da Lei no âmbito de pesquisas no campo da educação, observando o tratamento dado a esta nos trabalhos desenvolvidos, objetivando discutir as possibilidades de diálogos entre pesquisa e currículo.
ABSTRACT: In this paper, we present a reflection about the academic research about the Law 10.639/2003 and/or themes related to it, from the theme's discussion in the researchers' education meeting in the North and Northeast - EPENN, from 2013 - when the law was created - to 2011. The main question involves the presence analysis,breadth and constancy of this law in the education researches, noticing the treatment given to it in the developed studies, aiming discuss the dialogues that are possible between research and curriculum.
RÉSUMÉ: Dans cet article nous essayons de présenter une réflexion concernant les travaux scientifiques dont l'objet a été la Loi 10.639/2003 et/ou des questions qui se rapportent à l'application de cette loi. La problématique centrale de l'article se penche sur la présence et l'importance consacrée à cette Loi, notamment dans les Congrès des Chercheurs de l'Éducation du Nord et Nord-Est (EPENN), entre 2003 - lors de sa publication - et 2011. À partir du traitement donné à la Loi 10.639/2003 dans des recherches développées dans le domaine de l'Éducation, on essaye d'analyser les rapports d'interaction qui peuvent être établies entre recherche et curriculum.
Téléchargements
Statistiques
Références
ANDRÉ, Marli Eliza D. A. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus,
ARAGÃO, et. al. Pedagogia afirmativa: A implementação da Lei 10.639/03 e a
Formação de Professores (as) para as relações étnico-raciais. Anais do 18º EPENN –
Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação.
Maceió, 2007.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da Criação Verbal. São Paulo:
Martins Fontes, 2000.
BOURDIEU P. Método científico e a hierarquia social dos objetos. In:
NOGUEIRA, Maria Alice e CATANI, Afrânio, Escritos de Educação. Petrópolis,
Vozes, 1998, pp33-38.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Editora Autores Associados,
FRANÇA, Evanilson Tavares de & LIMA, Maria Batista. Matemática e construção
da identidade de crianças negras: uma busca a partir de produções científicas. Anais do
XX EPENN – Educação, Culturas e Diversidades. Manaus, 2011.
FRANCO, Nanci Helena Rebouças. Educação e relações étnico-raciais: reflexões
sobre a implementação da lei 10.639/03 nas escolas estaduais de Maceió. Anais XX
EPENN – Educação, Culturas e Diversidades. Manaus, 2011.
GUEDES, Marilde Queiroz & OLIVEIRA, Anatália Dejane Silva. Identidade e
gestão democrática: uma questão de reconstrução de sentidos. Anais do XX EPENN –
Educação, Culturas e Diversidades. Manaus, 2011.
Revista Educação e Políticas em Debate – v. 2, n. 1 – jan./jul. 2013
JANTSCH, Ari Paulo. Os conceitos no ato teórico-metodológico do Labor
Científico. In: BIANCHETTI, Lucídio e MEKSENAS, Paulo (orgs). A Trama do
Conhecimento. Teoria, Método e Escrita em Ciência e Pesquisa. Campinas: Papirus,
LIMA, Edivania Maria Barros. Diálogos entre o ensino de literatura brasileira e a Lei
639/03. Anais do 19º EPENN – Educação, Direitos Humanos e Inclusão
Social. João Pessoa, 2009.
LIMA, et. al. A Lei Nº 10.639/03 no Âmbito da Gestão Democrática. Anais do
XX EPENN – Educação, Culturas e Diversidades. Manaus, 2011
MACÊDO, Marluce de Lima. Professores/as de história e a lei 10639/2003:
experiências e desafios. Anais do 18º EPENN - Política de Ciência e Tecnologia e
Formação do Pesquisador em Educação. Maceió, 2007.
MACÊDO, Marluce de Lima. LEI 10639/2003 E HISTÓRIA LOCAL: reflexões sobre
uma experiência. Anais do XX EPENN – Educação, Culturas e Diversidades.
Manaus, 2011.
MELO, et. al. Estudo sobre a valorização da cultura afro-descendente no currículo em
ação na comunidade quilombola de itaboca de inhangapi-pa: convergencias
investigativas. Anais do XX EPENN – Educação, Culturas e Diversidades.
Manaus, 2011.
MOREIRA, et. al. A cultura corporal e a lei nº 10.639/03: um estudo sobre os Impactos
da lei no ensino da educação física nas escolas de Salvador. Anais do 19º EPENN –
Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social. João Pessoa, 2009.
MOREIRA, et. al. Reflexões sobre formação de professores de educação física a partir a
lei nº 10.639/03. Anais do XX EPENN – Educação, Culturas e Diversidades.
Manaus, 2011.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo, diferença cultural e diálogo. In:
Educação e Sociedade. Ano XXIII. Nº 79, Agosto 2002.
OLIVEIRA, et. al. A negação que justifica a lei 10.639/03 no Brasil. Anais do 18º
EPENN - Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em
Educação. Maceió, 2007.
Revista Educação e Políticas em Debate – v. 2, n. 1 – jan./jul. 2013
PINHEIRO, et. al. O papel da legislação e das políticas à superação das desigualdades
raciais no brasil: a educação no campo quilombola em debate. Anais do XX EPENN –
Educação, Culturas e Diversidades. Manaus, 2011.
PEREIRA, Raíssa de Almeida. A casa da água e seus seis saberes. Anais do XX
EPENN – Educação, Culturas e Diversidades. Manaus, 2011.
QUEIROZ, Delcele M. A pesquisa sobre negro no ensino superior no Norte e
Nordeste do Brasil. Pizza, Laura Cristina Vieira e Fumes, Neiza de Lourdes F.
(Orgs.)Formação do Pesquisador em Educação: Identidade, Diversidade e Juventude.
Maceió, EDUFAL, 2007.
SANTANA, et. al. Educação e relações étnico-raciais no brasil: caminhos abertos pela
lei 10.639/03. Anais do XX EPENN – Educação, Culturas e Diversidades.
Manaus, 2011.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In:
SILVA, Tomaz Tadeu da. (org). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis: Vozes,
SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente. Contra o desperdício
da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
SANTOS, Deyse Luciano de Jesus. Família, escola e religião: negociação e conflito no
trabalho com a lei 10.639. Anais do XX EPENN – Educação, Culturas e
Diversidades. Manaus, 2011.
SANTOS, Jean Mac Cole Tavares & ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
Normas e reformas para a inclusão: leituras sobre o ensino médio e a lei
639/2003
SILVA, Ana Célia da. A obrigatoriedade do Ensino da cultura afro-brasileira. Anais
do 17º EPENN – Educação, Ciência e Desenvolvimento Social. Belém, 2005.
SILVA, Ana Cláudia Oliveira da. Implementação da História e Cultura AfroBrasileira e Indígena como Conteúdo Curricular em Pernambuco. Anais do XX
EPENN – Educação, Culturas e Diversidades, Manaus, 2011
SILVA, Ana Cláudia Oliveira da & SANTOS, Simone Maria Silva dos. Os
Movimentos Sociais Negro e Indígena e suas Contribuições para a Formulação das Leis
Revista Educação e Políticas em Debate – v. 2, n. 1 – jan./jul. 2013
639/03 E 11.645/08. Anais do XX EPENN – Educação, Culturas e
Diversidades, Manaus, 2011
SILVA, et. al. Dos princípios à fundamentação de uma pesquisa-ação formativa
inspirada na cosmovisão de matriz africana. Anais do XX EPENN – Educação,
Culturas e Diversidades. Manaus, 2011.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Diversidade étnico-cultural e Currículos
escolares – Dilemas e possibilidades. Participação no Seminário Educação e
diferenciação Cultural promovido pela ANPOC, 2000.
VIANA, Maria da Guia. O movimento negro e suas ações em prol do direito a
Educação: a implementação da lei nº 10.639/03. Anais do 19º EPENN – Educação,
Direitos Humanos e Inclusão Social, João Pessoa, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Políticas em Debate 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.