Coordenação pedagógica na gestão da escola pública: fundamentos e obstáculos à sua consolidação na prática escolar / Pedagogical coordination in public school management: foundations and obstacles to its consolidation in school practice
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v1n2a2012-21916Résumé
Resumo: A partir dos fundamentos da coordenação do trabalho escolar o texto analisa as atribuições dos agentes dafunção de Professor Coordenador, na rede de ensino estadual paulista, e as demandasque a prática cotidiana das unidades escolares lhes impõe. O objetivo do texto é ampliar e aprofundar a compreensão sobre a função e a prática da coordenação pedagógica tendo em vista contribuir para a superação das dificuldades e obstáculos que ela encontra para se consolidar no espaço da escola pública. Assim, o texto retoma na literatura o percurso histórico daquela função no âmbito normativo da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE-SP), o papel atribuído ao Professor Coordenador na reforma ocorrida naquela rede escolar em 2007, quando se implantaa proposta curricular do programa "São Paulo faz escola", e os problemas e limitações que dificultam a concretização de práticas que democratizem a escola e articulem o trabalho coletivo. Por fim, o texto discute esse cenário na perspectiva de um paradigma de administração escolar quetem como fundamento a natureza do processo de produção pedagógico e que visa à consecução de uma educação transformadora e progressista.
Palavras-chave: Coordenação Pedagógica; Professor Coordenador; São Paulo faz escola
Abstract: Based on theoretical foundations of school work coordination, the text analyses the attributions of the agents of the function of Coordinator Teacher within São Paulo state schools, and the demands that the daily practice at the school units imposes on them. The objective of this text is to widen and deepen the comprehension about the function and practice of pedagogical coordination aiming to contribute to the overcome of the difficulties and obstacles that it faces to consolidate in public school setting. Thereby, the text recovers the historical course of that function in the State Secretary of Education of São Paulo (SEE-SP) normative setting, the role ascribed to the Coordinator Teacher in the 2007 state schools reform when the curricular proposal of the "São Paulo fazescola" program was implanted, and the problems and limitations that hinder the concretization of practices that democratizes school and articulate collective work. At last, the text discusses this scenario in the perspective of a school management paradigm founded in the nature of the pedagogical production process and that aims to achieve a transforming and progressive education.
Key words: Pedagogical Coordination; Coordinator Teacher; "São Paulo faz escola" Program.
Téléchargements
Statistiques
Références
CORAGGIO, J. L. As propostas do banco Mundial para a educação: sentido oculto ou
problemas de concepção? Em: WARDE, M.; HADDAD, S. (orgs.). O Banco Mundial e as
Políticas Educacionais. São Paulo: PUC-SP, Cortez/Ação Educativa, 1998. p.75-124.
Revista Educação e Políticas em Debate – v. 2, n. 2 – jul./dez. 2012
DOMINGUES, I. O Coordenador Pedagógico e o desafio da formação contínua do docente na escola.
, 235 f. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
DUARTE, R. C. O Professor Coordenador das escolas públicas estaduais paulistas: análise das
condições de trabalho e a construção do Projeto Político-Pedagógico. 2007, 123 f.
Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2007.
FERNANDES, M. J. S. Problematizando o trabalho do professor coordenador pedagógico nas escolas
públicas paulistas. 2004, 114 p. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista,
Araraquara, 2004.
______. A coordenação pedagógica em face das reformas escolares paulistas (1996-2007). 2008, 282 p.
Tese (Doutorado). Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2008.
OLIVEIRA, N. A. R. A HTPC como espaço de formação. 2006, 128 f. Dissertação (Mestrado).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Em:
Educação e Sociedade, Campinas: CEDES, vol.25, nº 89, Set/Dez 2004.
PARO, V. H. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011. 248 p.
______. Gestão democrática da escola pública. 3.ed. São Paulo: Ática, 2000. 119p.
______. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez, 1986. 175 p.
PINTO, U. A. Pedagogia e pedagogos escolares. 2006, 184f. Tese (Doutorado em Educação).
Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
RUSSO, M. H. Problemas centrais da gestão na escola pública e sua incidência na prática
cotidiana segundo os gestores. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Porto
Alegre, v.25, n.3, p.455-471, set/dez, 2009.
______. Trabalho e gestão na escola: especificidades do processo de produção pedagógico.
XXIII Simpósio Brasileiro, V Congresso Luso-Brasileiro e I Colóquio Ibero-Americano de Política e
Administração da Educação. ANPAE/UFRS, Porto Alegre, RS, 2007. (Cadernos ANPAE,
n.4, 2007, CD-Rom - ISSN 1677-3802).
______. Escola e paradigmas de gestão. Eccos, v. 6, n. 1, p. 25-42, jun. 2004.
RUSSO, M. H. e CARVALHO, C. A política educacional do governo Serra. Anais do IV
Simpósio Internacional. Universidade Federal de Uberlândia, 2008. Disponível em
http://www.simposioestadopoliticas.ufu.br/imagens/anais/pdf/DC38.pdf
SÃO PAULO (Estado). Caderno do Gestor. Gestão do currículo na escola. vol. 1. MURRIE,
Z. F. São Paulo: SEE, 2008. 78 p.
Revista Educação e Políticas em Debate – v. 2, n. 2 – jul./dez. 2012
SILVA JR., J. R. e FERRETTI, C. J. O institucional, a organização e a cultura da escola. São
Paulo: Xamã. 2004. 152 p.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Políticas em Debate 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.