O Fundef e as Condições de Trabalho dos Professores no Piauí: Múltiplos Olhares / The Fundef and Teachers Working Conditions in Piauí: Multiple Views

Auteurs-es

  • Isabel Cristina da Silva Fontineles Universidade Estadual do Piauí

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v1n1a2012-17380

Résumé

O presente artigo tem por objetivo analisar a condição de trabalho de professores da Secretaria Municipal de Educação e a valorização do Magistério durante a vigência do Fundef - política implantada na década de 1990 do século XX. Para atingir o objetivo se utiliza de dados da Secretaria Municipal da Educação e Cultura-SEMEC, (Teresina - Pi) bem como, de entrevistas semi-estruturadas com professores da rede municipal que haviam recebido formação neste período e com os que não a receberam e se realiza uma revisão bibliográfica sobre formação de professores citando autores como Pimenta (2002); Davies (1999); Guimarães (2001). Os professores da Rede Municipal de Teresinasentiam-sevalorizados na dimensão formação de professores, apontando a formação inicial e continuada como aspectos positivos. Outro ponto por eles evidenciado foi a condição de trabalho, com substancial melhora, embora os profissionais da Educação apontem como aspecto negativo a ampliação do número de aluno por sala.

ABSTRACT: The present article has the objective of analyzing the work condition of teachers of the Education Municipal Secretary and the valorization of the Teaching during the period of Fundef - politic action implanted in the 1990 decade of the XX century. To reach the objective data of Secretaria Municipal da Educação e Cultura - SEMEC were used, as well as, the semi-structured interviews with teachers of the municipal net who had received formation in that period and with those who didn't receive and it does a bibliographical review about formation of teachers mentioning authors like Pimenta (2002); Davies (1999); Guimarães (2001). The teachers of the Municipal Net of Teresina felt valorized in the dimension formation of teachers, pointing out the initial and continued formation as positive aspects. Other point mentioned by them it was the work condition, with significant improve, however the education professionals point out as a negative aspect the growing of number of students for each classroom.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Références

BRASIL. Lei n. 9.424 de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e

Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério. Manual de Orientações.

Brasília, 1998.

_______. Lei n. 9394 de 20/12/1996. Estabelece as diretrizes e Bases da Educação Nacional.

COELHO, Vera Schattan et al. Política Social: o que podemos esperar da participação? In:

Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ciência Política – ABCP, 3., 2002, Niterói.

Anais... Rio de Janeiro, ABCP, 2002, 1CD ROM.

Revista Educação e Políticas em Debate - v. 1, n. 1, - jan./jul. 2012

DAVIES, Nicholas. O FUNDEF e o orçamento da educação: desvendando a caixa preta.

Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

MIZUKAMI, M. d Graça N. Docência, trajetórias pessoais e desenvolvimento profissional. In:

REALI, A. M. de M.R.; MIZUKAMI, M.G.N. (Orgs.) Formação de professores: tendências

atuais. São Paulo: UDUFScar, 1996. p. 59-91.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antonio

(Coord.). Os professores e a sua formação. 2. Ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 15-34.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor Reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma

Garrido, GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um

conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 17-47.

PRASEM, Caderno de Atualizaçãodo Guia de Consulta/Programas de Apoio aos

Secretários Municipais de Educação – Projeto Nordeste – MEC 1997.

SEVILLA, Maribel Alves F. Avaliação do impacto de políticas educacionais: o uso de pesquisa

quasi-experimental. In: MATOS. K.S.L.; VASCONCELOS. J. G. (Org.) Registros de Pesquisas

na Educação. Fortaleza: LCR – UFC, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação inicial. Petrópolis: Vozes, 2002.

TERESINA. Plano Decenal de Educação para Teresina. SEMEC. Janeiro, 2003.

VALADARES, P. A. Reformas na Educação e Saúde do Professor. Caderno de debates, São

Paulo, n.2, p. 59-64, nov. 2005.

ZEICHNER, K.M. Formando professores reflexivos para a educação centrada nos alunos:

possibilidades e limites. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.) Formação de educadores: desafios e

perspectivas. São Paulo: Ática, 2002. p. 35-55.

Téléchargements

Publié-e

2012-06-18

Comment citer

FONTINELES, I. C. da S. O Fundef e as Condições de Trabalho dos Professores no Piauí: Múltiplos Olhares / The Fundef and Teachers Working Conditions in Piauí: Multiple Views. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 1, n. 1, 2012. DOI: 10.14393/REPOD-v1n1a2012-17380. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17380. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles