O Significado do Público na Oferta Educacional Estatal: Um Pressuposto na Realização do Direito / The Meaning of Public Education in the State Educational Offer: A Prerequisite to Achieve Right

Auteurs-es

  • Antônio Lisboa Leitão de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v1n1a2012-17340

Résumé

A partir da perspectiva histórico-filosófica de diferentes contextos sociais, as reflexões desenvolvidas neste artigo buscam a edificação de uma arqueologia dos conceitos público e estatal como dimensões que, mesmo distintas, se materializam de forma contígua, não sendo possível se conceber ou admitir a existência de um descolado do outro. O significado do público na oferta educacional estatal é uma dimensão intrínseca e necessária para a compreensão da educação como direito, além de um pressuposto lógico-filosófico e objetivo para a concretização desse princípio historicamente construído e que é parte constitutiva da sociedade republicana moderna. Conceber o público em seu significado e em suas dimensões concretas constitui, no nosso ponto de vista, o passo fundamental para a compreensão da educação como um direito natural e, sobretudo, para a sua viabilização universal.

ABSTRACT: From the historical and philosophical perspective of different social contexts, the reflections developed in this article seeks to build concepts of public and governamental archeology as dimensions that, even if distinct, materialize contiguously making it impossible to conceive or admit the existence of one detached from the other. The meaning of public education provision in the state is an intrinsic and necessary dimension for understanding education as a right, in addition to an assumption logical, philosophical, and objective for the realization of this principle historically constructed which is a constituent part of modern republican society. Understanding public education in its meaning and its concrete dimensions is, in our view, the key step in understanding education as a natural right and, especially, for its universal viability.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Références

ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ANDERSON, Perry. O fim da história: de Hegel a Fukuyama. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.

BANCO MUNDIAL. Le développement au Seuil du XXI siècle- Rapport sur le

développement dans le monde, 1999-2000. Paris: Ed. Eska, 2000.

BOBBIO, Norbert. O Conceito de sociedade civil. Rio de Janeiro: Graal, 1987.

BORÓN, Atilio. A sociedade Civil depois do dilúvio neoliberal. IN: SADER, Emir (Org). Pósneoliberalismo: as políticas sociais e o Estado Democrático. 4ed. São Paulo: Paz e Terra,

FRIEDMAN, Milton. Capitalismo e Liberdade. São Paulo: Arte Nova, 1997.

FURET, François e OZOUF, Mona (Dir.) Dictionnaire Critique de la Révolution Française:

Institutions et Créations. Paris: Flammarion, 1992.

HABERMAS, Jürgen. Mudanças Estruturais da Esfera Pública. Rio de Janeiro: Tempo

Brasileiro, 1984.

HAYEK, Friedrich. O Caminho da Servidão. 5ed. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990.

__________. La Constitution de la Liberté. Paris: PUF, 1994.

HOBBES, T. De Cive - Elementos filosóficos a respeito do cidadão. Petrópolis: Vozes, 1993.

LOCKE, John. Segundo Tratado do Governo in: Locke. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os

Pensadores).

ÖZER, Atila. L’Etat – textes choisis et commentés. Paris : Flammarion, 1998.

ROSANVALLON, Pierre. La Crise de l’Etat-providence. Paris : Ed. du Seuil, 1992.

SMITH, Adam. Recherches sur la Nature et les Causes de la Richesse des Nations. Paris:

Gallimard, 1976.

TORRES, J.C. Brum. Figuras do Estado Moderno. São Paulo: Brasiliense, 1989.

Téléchargements

Publié-e

2012-06-18

Comment citer

SOUZA, A. L. L. de. O Significado do Público na Oferta Educacional Estatal: Um Pressuposto na Realização do Direito / The Meaning of Public Education in the State Educational Offer: A Prerequisite to Achieve Right. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 1, n. 1, 2012. DOI: 10.14393/REPOD-v1n1a2012-17340. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17340. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê