Concepto de evaluación en el Proyecto Político Pedagógico de una escuela pública de Paraná

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75253

Palabras clave:

Sistema de evaluación de la educación básica, Currículo Nacional Común, Calidad de la educación, Interdisciplinariedad, Contextualización

Resumen

La Educación Básica (EB) en Brasil está sujeta a diferentes sistemas de evaluaciones externas e internas. En este contexto, este estudio presenta una investigación documental con enfoque cualitativo para el análisis del Proyecto Político Pedagógico (PPP) de una escuela pública estatal de Paraná, con el objetivo de identificar trazos de contextualización de las prácticas e instrumentos de evaluación, de acuerdo con la realidad de la institución, así como la interdisciplinariedad entre los componentes curriculares, en el contexto de los últimos años de la Educación Primaria (EP), de acuerdo con las directrices de los documentos orientadores de la EB. Entre los principales hallazgos se encontró la presencia, en algunos componentes curriculares, de discursos generalistas, hasta cierto punto estandarizados. Incongruente por la falta de alineación entre las prácticas descritas al indicar que los métodos cualitativos deben prevalecer sobre los cuantitativos, destaca sin embargo la presencia de instrumentos tradicionales de evaluación. Esto se entiende como un reflejo del panorama educativo actual, en el que los docentes se encuentran entre dos discursos, uno explícito en los documentos rectores, y otro, implícito en las evaluaciones externas que restringen la autonomía docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rosilda de Menezes, Universidade Pitágoras Unopar (Brasil)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar (UNOPAR), Londrina, Paraná, (PR) Brasil.

Tânia Gisela Biberg-Salum, Universidade Anhanguera Uniderp (Brasil)

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Docente do programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática (UNIDERP), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, (MS) Brasil.

Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Universidade Pitágoras Unopar (Brasil)

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar (UNOPAR), Londrina, Paraná, (PR) Brasil.

Citas

BIBERG-SALUM, T. G.; BENTO, L. M., DE ANDRADE, L. P. Processo de avaliação no ensino: um simples ato de dar notas? UNOPAR Cient. Hum. Educ., v.16, p.450-452, 2015.

BONAMINO, A.; SOUSA, S. Z. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 2, p. 373–388, abr. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000006. Acesso em: 15 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 79, p. 5, 24 abr. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm. Acesso em: 14 nov. 2023.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 12 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 458, de 5 maio de 2020. Institui normas complementares necessárias ao cumprimento da Política Nacional de Avaliação da Educação Básica. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 85, p. 57, 6 maio 2020. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2020/legislacao/portaria_n458_05052020.pdf. Acesso em: 22 out. 2023.

CHARLOT, B. Qualidade da educação: o nascimento de um conceito ambíguo. Educar em Revista, v. 37, p. e81286, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.81286. Acesso em: 15 nov. 2023.

DORNE, F. C. Z.; COMAR, S. R. O sistema de avaliação da educação básica na ótica dos organismos internacionais. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/62992. Acesso em: 15 nov. 2023.

FONTELES, A. R. S. L. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Revista Docentes, v. 8, n. 23, p. 69-76, 2023. Disponível em: https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/914. Acesso em: 14 nov. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

IIJIMA, M. H. W. A influência do Banco Mundial no Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP). 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar. Brasília, 18 set. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados. Acesso em: 16 nov. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021. Brasília, 16 set. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados. Acesso em: 16 nov. 2023.

LIMA JUNIOR, E. B. et al. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da FUCAMP. Monte Carmelo, v. 20, n. 44, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2356. Acesso em: 14 nov. 2023.

LÜCK, L. A gestão participativa na escola. 11° ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. 1° ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MENDONÇA, M. E. N. Aprendizagem e avaliação de competências na escola Moderna. 2007. 385 f. Dissertação (Mestrado em ciências da educação) – departamento de ciências da educação Universidade da Madeira, Funchal, 2007.

MUTTI, G. S. L. Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP) e sua Relação com a Qualidade do Ensino da Matemática em uma Escola Pública de Foz do Iguaçu. 2013. 42f. Monografia (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Referencial curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Curitiba, PR: SEED, 2018. Disponível em: http://www.referencialcurriculardoparana.pr.gov.br/. Acesso em:12 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Currículo da Rede Estadual Paranaense - CREP. Curitiba, PR: SEED, 2021. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/crep. Acesso em: Acesso em: 12 nov. 2023.

PARANÁ. Agência Estadual de Notícias. Prova Paraná Mais começa nesta semana e deve alcançar 350 mil alunos até novembro. 24 out. 2022a. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Prova-Parana-Mais-comeca-nesta-semana-e-deve-alcancar-350-mil-alunos-ate-novembro# . Acesso em: 15 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005/2022 – SEED/DEDUC/DAP. Estabelece a organização para a oferta e o funcionamento do Programa Mais Aprendizagem – PMA, nas instituições de ensino da rede pública estadual. Curitiba: SEED/PR. 2022b. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2022-02/instrucao_normativa_0052022_seeddeducdap.pdf. Acesso em: 21 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria da Administração e da Previdência. Projeto Político Pedagógico. Curitiba, PR: SEED, 2022c. Disponível em: https://www.eprotocolo.pr.gov.br/spiweb/consultarProtocoloDigital.do?action=pesquisar. Acesso em: 21 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Avaliação e Monitoramento da Educação Básica. SAEP - Prova Paraná Mais/Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd. 2023a. Disponível em: https://avaliacaoemonitoramentoparana.caeddigital.net/#!/pagina-inicial. Acesso em: 15 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Prova Paraná. Curitiba: SEED/PR. 2023b. Disponível em: https://www.provaparana.pr.gov.br/. Acesso em: 15 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Escola Digital: Professor. Sistema RCO. Curitiba: SEED/PR. 2023c. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/rco_mais_aulas. Acesso em: 21 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Programa Presente na Escola. Curitiba: SEED/PR. 2023d. Disponível em: https://www.presentenaescola.pr.gov.br/. Acesso em: 21 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Escola Digital: Professor. Combate ao Abandono Escolar. Curitiba: SEED/PR. 2023e. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/combate_abandono_escolar. Acesso em: 21 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Tutoria Pedagógica. Curitiba: SEED/PR. 2023f. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/Tutoria-Pedagogica. Acesso em: 15 nov. 2023.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Escola Digital: Professor. Formadores em Ação - Boas Práticas Curitiba: SEED/PR. 2023g. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/formadores_acao/boas_praticas. Acesso em: 21 nov. 2023.

PEDROCHI JUNIOR, Osmar. A Avaliação Formativa como Oportunidade de Aprendizagem: fio condutor da prática pedagógica escolar. 2018. 67 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

PESTANA, M. I. Trajetória do Saeb: criação, amadurecimento e desafios. Em Aberto, Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 96, p. 71-84, 2016. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3152. Acesso em: 14 nov. 2023.

ROCHA, M. Z. B.; MORAES, S. C. Projeto político-pedagógico: ideologia e utopia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2794–2813, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15082. Acesso em: 14 nov. 2023.

SAVARIS, S. B. Os impactos da Prova Paraná em escolas das redes municipal e estadual de Educação Básica. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel, 2022.

SILVA, J. S. da. A avaliação externa e interna e o ensino da matemática / External and internal evaluation and math teaching. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 22024–22042, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9330. Acesso em: nov. 2023.

SOARES, T. E. A.; SOARES, D. J. M.; SANTOS, W. Sistema de Avaliação da Educação Básica: revisão sistemática da literatura. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, p. e07839, 2021. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/7839. Acesso em: 14 nov. 2023.

VASCONCELOS, C. R. D.; LEAL, I. O. J.; ARAÚJO, J. Alessandra Q. C. Nexos entre gestão, avaliação e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em escolas públicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 24, n. 1, p. 55-70, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i1.12865. Acesso em: 15 nov. 2023.

VIEIRA, M. Desenvolvimento do pensamento computacional por meio de atividades desplugadas e software Scratch como meio didático para o ensino médio. 2020. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, São Caetano do Sul, 2020.

Publicado

2024-09-12

Cómo citar

MENEZES, R. de; BIBERG-SALUM, T. G.; FIGUEIREDO, H. R. S. Concepto de evaluación en el Proyecto Político Pedagógico de una escuela pública de Paraná. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–21, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-75253. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/75253. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ - “AVALIAÇÃO EXTERNA NO CONTEXTO DA REFORMA EMPRESARIAL: DESAFIOS PARA A QUALIDADE SOCIAL”