Os discursos expressos pela OCDE sobre formação inicial e continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n1a2025-75686

Palavras-chave:

Formação de professores, OCDE, Políticas Educacionais

Resumo

Este estudo, recorte de uma dissertação de mestrado em Educação, analisou documentos emitidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2010 a 2020. O objetivo da pesquisa foi identificar como os discursos dessa organização influenciam a formulação de políticas educacionais, com ênfase nas diretrizes voltadas para a formação inicial e continuada de professores. Nesse sentido, a investigação destaca que, por meio de relatórios e recomendações, a OCDE exerce um papel influente nas políticas públicas ao oferecer dados que auxiliam diversos países na avaliação de sistemas educacionais e na identificação de áreas de melhoria, ao mesmo tempo em que promove uma educação alinhada às demandas do mercado. Por essas razões, compreender o papel da OCDE torna-se fundamental para examinar como suas orientações moldam as políticas nacionais e influenciam a formação docente. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, que combina pesquisa documental e bibliográfica. A metodologia do trabalho fundamentou-se na Análise de Conteúdo, de Bardin (2011), que contempla etapas que incluem a seleção de documentos, a construção de corpus discursivo e a análise dos significados explícitos e implícitos presentes nos textos. Em linhas gerais, os resultados da pesquisa apontaram que a OCDE propõe uma formação docente alinhada às demandas econômicas globais, fundamentada em evidências, à integração entre teoria e prática e voltada ao desenvolvimento de competências que capacitem os educadores para os desafios atuais da educação. A OCDE também reflete uma perspectiva neoliberal que vem moldando a formação de professores às exigências de um mundo globalizado e influenciando diretamente as políticas educacionais.

 

Biografia do Autor

  • Damiana Fernandes de Melo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó -Brasil

    Mestra em Educação, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Santa Catarina, Brasil.

  • Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Brasil

    Mestre em Educação. Mestre em Direito. Doutora em Educação nas Ciências, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

  • Fernando Ilídio da Silva Ferreira, Universidade do Minho - Uminho

    Mestre em Ciências da Educação - Universidade do Porto. Doutor em Estudos da Criança, pela UMinho. Professor Associado da Uminho, Portugal, integrado no Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação.

     

Referências

ALMEIDA, M. M.; VIANA, J.; CARVALHO, L. M. Processos e Sentidos da Regulação Transnacional da Profissão Docente: uma análise das Cimeiras Internacionais sobre a Profissão Docente (2011-2017). Currículo sem Fronteiras, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 62 -84, jan./abr. 2020. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss1articles/almeida-%20viana-carvalho.pdf. Acesso em: 1 out. 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

GODINHO, R. O. A OCDE em rota de adaptação ao cenário internacional: perspectivas para o relacionamento do Brasil com a organização. Brasília: FUNAG, 2018.

GOMENDIO, M. Empowering and enabling teachers to improve equity and outcomes for all. Paris: Organisation for Economic Co-operation and Development Publishing, 2017. (International Summit on the Teaching Profession). Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/empowering-and-enabling-teachers-to-improve-equity-and-outcomes-for-all_9789264273238-en. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264273238-en.

MAUÉS, O. C. A política da OCDE para a educação e a formação docente. A nova regulação? Educação, [s. l.], v. 34, n. 1, p. 75-85, jan./abr. 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5033. Acesso em: 1 out. 2024.

MAUÉS, O. C.; COSTA, M. C. S. A OCDE e a formação docente: a TALIS em questão. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, p. 99-124, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7255. Acesso em: 1 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7255.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Teachers for the 21st Century: using evaluation to improve teaching. Paris: OECD Publising, 2013. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/9789264193864-en.pdf?expires=1733785701&id=id&accname=guest&checksum=377731DF943C00B38FA8ECFEA611C884. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264193864-en.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Education at a Glance 2014: OECD indicators. Paris: OECD Publishing, 2014. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/eag-2014-en.pdf?expires=1733783675&id=id&accname=guest&checksum=01AFD8B32F3C6B7CA03A7F941B79A4BA. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/eag-2014-en.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Supporting teacher professionalism: insights from TALIS 2013. Paris: OECD Publising, 2016. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/9789264248601-en.pdf?expires=1733783753&id=id&accname=guest&checksum=842CFCD5F6BCAF4E5A594CD968F51CA0. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264248601-en.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Effective teacher policies: insights from PISA. Paris: OECD Publising, 2018. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/9789264301603-en.pdf?expires=1733786813&id=id&accname=guest&checksum=548EB1CF12BA746A0AAB41E8E3C5676B. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264301603-en.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). TALIS 2018 Results (Volume I): teachers and school leaders as lifelong learners. Paris: OECD Publising, 2019. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/1d0bc92a-en.pdf?expires=1733785546&id=id&accname=guest&checksum=4F70F00F487BD5DA548032928CF9C455. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/1d0bc92a-en.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). A flying start: improving initial teacher preparation systems. Paris: OECD Publising, 2019. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/cf74e549-en.pdf?expires=1733785264&id=id&accname=guest&checksum=E95640A54815132493FA4A87B5EFBB51. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/cf74e549-en.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Lessons for education from COVID-19: a policy maker’s handbook for more resilient systems. Paris: OECD Publising, 2020. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/0a530888-en.pdf?expires=1733787126&id=id&accname=guest&checksum=AC9F8C882DD5521F1635334C93B77DE9. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/0a530888-en.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Who we are. 2024. Disponível em: https://www.oecd.org/about/. Acesso em: 15 out. 2024.

OLIVEIRA, D. A. Políticas Itinerantes de Educação e a Reestruturação da Profissão docente: o papel das cúpulas da OCDE e sua recepção no contexto brasileiro. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 85-107, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss1articles/oliveira.pdf. Acesso em: 1 out. 2024.

PEREIRA, R. S. Proposições da OCDE para América Latina: o PISA como instrumento de padronização da educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp. 3, p. 1717-1732, out. 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12756/8513. Acesso em: 1 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.3.12756.

SAMOUEL, G. Summit meetings: their importance in diplomacy. Diplo, [s. l.], 5 abr. 2024. Disponível em: https://www.diplomacy.edu/blog/summit-meetings-importance-in-diplomacy/. Acesso em: 8 ago. 2024.

SOARES, F. P. A influência do Banco Mundial e da OCDE na educação básica no Brasil e no ensino de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, [s. l.], v. 24, p. 16, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/41843. Acesso em: 1 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.5902/2236499441843.

SCHLEICHER, A. Preparing teachers and developing school leaders for the 21st century: lessons from around the world. Paris: Organisation for Economic Co-operation and Development Publishing, 2012. (International Summit on the Teaching Profession). Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/9789264174559-en.pdf?expires=1733785867&id=id&accname=guest&checksum=E54480B1229F6CE6297D01B130B8A3A4. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264174559-en.

SCHLEICHER, A. Teaching excellence through professional learning and policy reform: lessons from around the world, 2016. (International Summit on the Teaching Profession). Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/9789264252059-en.pdf?expires=1733786574&id=id&accname=guest&checksum=44A8FD4E41A543195BBA7DE6B68C59E5. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264252059-en.

SCHLEICHER, A. Valuing our teachers and raising their status: how communities can help. Paris: Organisation for Economic Co-operation and Development Publishing, 2018. (International Summit on the Teaching Profession). Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/9789264292697-en.pdf?expires=1733785177&id=id&accname=guest&checksum=ACCD776522680C56473CB327710985BA. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264292697-en.

WILSON, T. A. Summit Conferences. Encyclopedia of American Foreign Policy, [s. l.], 2018. Disponível em: https://www.encyclopedia.com/social-sciences-and-law/political-science-and-government/international-affairs-diplomacy/summit. Acesso em: 1 out. 2024.

Publicado

2025-02-18

Edição

Seção

DEMANDA CONTÍNUA

Como Citar

MELO, Damiana Fernandes de; VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; FERREIRA, Fernando Ilídio da Silva. Os discursos expressos pela OCDE sobre formação inicial e continuada de professores. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–26, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n1a2025-75686. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/75686. Acesso em: 12 maio. 2025.