Os discursos expressos pela OCDE sobre formação inicial e continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n1a2025-75686Palavras-chave:
Formação de professores, OCDE, Políticas EducacionaisResumo
Este estudo, recorte de uma dissertação de mestrado em Educação, analisou documentos emitidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2010 a 2020. O objetivo da pesquisa foi identificar como os discursos dessa organização influenciam a formulação de políticas educacionais, com ênfase nas diretrizes voltadas para a formação inicial e continuada de professores. Nesse sentido, a investigação destaca que, por meio de relatórios e recomendações, a OCDE exerce um papel influente nas políticas públicas ao oferecer dados que auxiliam diversos países na avaliação de sistemas educacionais e na identificação de áreas de melhoria, ao mesmo tempo em que promove uma educação alinhada às demandas do mercado. Por essas razões, compreender o papel da OCDE torna-se fundamental para examinar como suas orientações moldam as políticas nacionais e influenciam a formação docente. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, que combina pesquisa documental e bibliográfica. A metodologia do trabalho fundamentou-se na Análise de Conteúdo, de Bardin (2011), que contempla etapas que incluem a seleção de documentos, a construção de corpus discursivo e a análise dos significados explícitos e implícitos presentes nos textos. Em linhas gerais, os resultados da pesquisa apontaram que a OCDE propõe uma formação docente alinhada às demandas econômicas globais, fundamentada em evidências, à integração entre teoria e prática e voltada ao desenvolvimento de competências que capacitem os educadores para os desafios atuais da educação. A OCDE também reflete uma perspectiva neoliberal que vem moldando a formação de professores às exigências de um mundo globalizado e influenciando diretamente as políticas educacionais.
Referências
ALMEIDA, M. M.; VIANA, J.; CARVALHO, L. M. Processos e Sentidos da Regulação Transnacional da Profissão Docente: uma análise das Cimeiras Internacionais sobre a Profissão Docente (2011-2017). Currículo sem Fronteiras, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 62 -84, jan./abr. 2020. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss1articles/almeida-%20viana-carvalho.pdf. Acesso em: 1 out. 2024.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
GODINHO, R. O. A OCDE em rota de adaptação ao cenário internacional: perspectivas para o relacionamento do Brasil com a organização. Brasília: FUNAG, 2018.
GOMENDIO, M. Empowering and enabling teachers to improve equity and outcomes for all. Paris: Organisation for Economic Co-operation and Development Publishing, 2017. (International Summit on the Teaching Profession). Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/empowering-and-enabling-teachers-to-improve-equity-and-outcomes-for-all_9789264273238-en. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264273238-en.
MAUÉS, O. C. A política da OCDE para a educação e a formação docente. A nova regulação? Educação, [s. l.], v. 34, n. 1, p. 75-85, jan./abr. 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5033. Acesso em: 1 out. 2024.
MAUÉS, O. C.; COSTA, M. C. S. A OCDE e a formação docente: a TALIS em questão. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 41, p. 99-124, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/7255. Acesso em: 1 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.7255.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Teachers for the 21st Century: using evaluation to improve teaching. Paris: OECD Publising, 2013. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/9789264193864-en.pdf?expires=1733785701&id=id&accname=guest&checksum=377731DF943C00B38FA8ECFEA611C884. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264193864-en.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Education at a Glance 2014: OECD indicators. Paris: OECD Publishing, 2014. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/eag-2014-en.pdf?expires=1733783675&id=id&accname=guest&checksum=01AFD8B32F3C6B7CA03A7F941B79A4BA. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/eag-2014-en.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Supporting teacher professionalism: insights from TALIS 2013. Paris: OECD Publising, 2016. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/9789264248601-en.pdf?expires=1733783753&id=id&accname=guest&checksum=842CFCD5F6BCAF4E5A594CD968F51CA0. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264248601-en.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Effective teacher policies: insights from PISA. Paris: OECD Publising, 2018. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/9789264301603-en.pdf?expires=1733786813&id=id&accname=guest&checksum=548EB1CF12BA746A0AAB41E8E3C5676B. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264301603-en.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). TALIS 2018 Results (Volume I): teachers and school leaders as lifelong learners. Paris: OECD Publising, 2019. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/1d0bc92a-en.pdf?expires=1733785546&id=id&accname=guest&checksum=4F70F00F487BD5DA548032928CF9C455. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/1d0bc92a-en.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). A flying start: improving initial teacher preparation systems. Paris: OECD Publising, 2019. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/cf74e549-en.pdf?expires=1733785264&id=id&accname=guest&checksum=E95640A54815132493FA4A87B5EFBB51. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/cf74e549-en.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Lessons for education from COVID-19: a policy maker’s handbook for more resilient systems. Paris: OECD Publising, 2020. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/0a530888-en.pdf?expires=1733787126&id=id&accname=guest&checksum=AC9F8C882DD5521F1635334C93B77DE9. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/0a530888-en.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Who we are. 2024. Disponível em: https://www.oecd.org/about/. Acesso em: 15 out. 2024.
OLIVEIRA, D. A. Políticas Itinerantes de Educação e a Reestruturação da Profissão docente: o papel das cúpulas da OCDE e sua recepção no contexto brasileiro. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 20, n. 1, p. 85-107, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss1articles/oliveira.pdf. Acesso em: 1 out. 2024.
PEREIRA, R. S. Proposições da OCDE para América Latina: o PISA como instrumento de padronização da educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp. 3, p. 1717-1732, out. 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12756/8513. Acesso em: 1 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.3.12756.
SAMOUEL, G. Summit meetings: their importance in diplomacy. Diplo, [s. l.], 5 abr. 2024. Disponível em: https://www.diplomacy.edu/blog/summit-meetings-importance-in-diplomacy/. Acesso em: 8 ago. 2024.
SOARES, F. P. A influência do Banco Mundial e da OCDE na educação básica no Brasil e no ensino de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, [s. l.], v. 24, p. 16, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/41843. Acesso em: 1 out. 2024. DOI: https://doi.org/10.5902/2236499441843.
SCHLEICHER, A. Preparing teachers and developing school leaders for the 21st century: lessons from around the world. Paris: Organisation for Economic Co-operation and Development Publishing, 2012. (International Summit on the Teaching Profession). Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/9789264174559-en.pdf?expires=1733785867&id=id&accname=guest&checksum=E54480B1229F6CE6297D01B130B8A3A4. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264174559-en.
SCHLEICHER, A. Teaching excellence through professional learning and policy reform: lessons from around the world, 2016. (International Summit on the Teaching Profession). Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/9789264252059-en.pdf?expires=1733786574&id=id&accname=guest&checksum=44A8FD4E41A543195BBA7DE6B68C59E5. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264252059-en.
SCHLEICHER, A. Valuing our teachers and raising their status: how communities can help. Paris: Organisation for Economic Co-operation and Development Publishing, 2018. (International Summit on the Teaching Profession). Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/9789264292697-en.pdf?expires=1733785177&id=id&accname=guest&checksum=ACCD776522680C56473CB327710985BA. Acesso em: 9 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264292697-en.
WILSON, T. A. Summit Conferences. Encyclopedia of American Foreign Policy, [s. l.], 2018. Disponível em: https://www.encyclopedia.com/social-sciences-and-law/political-science-and-government/international-affairs-diplomacy/summit. Acesso em: 1 out. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação e Políticas em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.