As práticas discursivas de língua portuguesa no cronotopo pandêmico: vivências e desafios dos professores municipais de Foz do Iguaçu-PR
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-71965Palavras-chave:
Pandemia, Ensino remoto, Trabalho docente, Práticas discursivas de Língua PortuguesaResumo
O artigo aborda os desafios enfrentados por professoras de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, durante a pandemia de Covid-19, no ensino das práticas discursivas da língua portuguesa. A pesquisa utiliza a abordagem qualitativa/interpretativista, por meio de revisão bibliográfica, questionários, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os resultados consideram que o ensino remoto e híbrido, adotado pela Secretaria Municipal de Educação, não proporcionou uma aprendizagem significativa em relação às práticas discursivas, de acordo com a perspectiva enunciativo-discursiva presente nos documentos educacionais vigentes. Destaca-se a importância de os professores discutirem e refletirem sobre os impactos pedagógicos e laborais, vivenciados durante e após a pandemia, para desenvolverem um trabalho efetivo e significativo com a língua portuguesa.
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