As práticas discursivas de língua portuguesa no cronotopo pandêmico: vivências e desafios dos professores municipais de Foz do Iguaçu-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-71965

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino remoto, Trabalho docente, Práticas discursivas de Língua Portuguesa

Resumo

O artigo aborda os desafios enfrentados por professoras de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, durante a pandemia de Covid-19, no ensino das práticas discursivas da língua portuguesa. A pesquisa utiliza a abordagem qualitativa/interpretativista, por meio de revisão bibliográfica, questionários, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os resultados consideram que o ensino remoto e híbrido, adotado pela Secretaria Municipal de Educação, não proporcionou uma aprendizagem significativa em relação às práticas discursivas, de acordo com a perspectiva enunciativo-discursiva presente nos documentos educacionais vigentes. Destaca-se a importância de os professores discutirem e refletirem sobre os impactos pedagógicos e laborais, vivenciados durante e após a pandemia, para desenvolverem um trabalho efetivo e significativo com a língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Malta Moreira Dourado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Brasil

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora da Educação Básica, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Mariangela Garcia Lunardelli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Brasil

[1] Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

DOURADO, M. M.; LUNARDELLI, M. G. As práticas discursivas de língua portuguesa no cronotopo pandêmico: vivências e desafios dos professores municipais de Foz do Iguaçu-PR. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–20, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-71965. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/71965. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - MOVIMENTO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E GESTÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO