O PRISME e o movimento de institucionalização e gestão dos sistemas municipais de ensino/educação no Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-70640

Palavras-chave:

Descentralização da Gestão Educacional, Sistema de Planejamento Educacional, Sistema Municipal de Ensino

Resumo

O Programa de Institucionalização e Gestão dos Sistemas Municipais de Ensino/Educação, conhecido pela sigla PRISME, é um programa de formação, acompanhamento, monitoramento e avaliação realizado pela Rede ColaborAção Tocantins, que tem como objetivo contribuir com o processo efetivo de institucionalização e gestão dos Sistemas Municipais de Educação no Estado do Tocantins, por meio de ações junto aos sujeitos desse processo no âmbito dos Municípios. O objetivo deste artigo é apresentar dados coletados a partir da ação do Programa PRISME, especificamente no que tange ao cumprimento da Meta 19 do Plano Nacional de Educação, meta referente à gestão democrática do ensino público, em sua articulação com os Planos Municipais de Educação. O trabalho assenta-se em pesquisa empírico-documental inspirada pelo método materialista histórico-dialético e amparada em pesquisa bibliográfica. A leitura dos dados revela que a atuação do PRISME vem contribuindo\ com o processo efetivo de institucionalização e gestão dos Sistemas Municipais de Educação no Estado do Tocantins, apontando para implicações valorosas no sentido da garantia de uma educação pública com gestão pública e democrática, inclusiva, participativa, emancipatória e de qualidade socialmente referenciada.

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Biografia do Autor

Thaise Luciane Nardim, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutora em Artes da Cena, Universidade Estadual de Campinas. Professora efetiva, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

Meire Lúcia Andrade da Silva, Universidade Federal de Goiás - Brasil

Mestre em Educação, Universidade Federal do Tocantins. Doutoranda em Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

Leonardo Victor dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Mestre em Educação, Universidade Federal do Tocantins. Doutorando em Educação, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

Lucas Luís Pereira da Silva Oliveira, Universidade Estácio de Sá - Brasil

Pedagogo, Universidade Federal do Tocantins. Pós-Graduando em Gestão Escolar, supervisão e orientação pedagógica e educacional, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

NARDIM, T. L.; SILVA, M. L. A. da; SANTOS, L. V. dos; OLIVEIRA, L. L. P. da S. O PRISME e o movimento de institucionalização e gestão dos sistemas municipais de ensino/educação no Tocantins . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–19, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-70640. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/70640. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - MOVIMENTO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E GESTÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO