Currículo da Educação Infantil: das concepções teóricas à proposta pedagógica curricular sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-70637

Palavras-chave:

Currículo da Educação Infantil, Proposta Pedagógica Curricular, Pedagogia Histórico-Crítica, BNCC da Educação Infantil

Resumo

 

O artigo problematiza o currículo para a Educação Infantil à luz da abordagem histórico-crítica. Para tanto, partiu-se da seguinte questão norteadora: sob quais fundamentos pode-se erigir o currículo para a Educação Infantil numa perspectiva histórico-crítica, voltado para o acesso ao conhecimento sistematizado e ao pleno desenvolvimento das qualidades humanas das crianças? Seu objetivo é apreender os fundamentos curriculares da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e suas contribuições para a discussão e elaboração de proposta pedagógica curricular para a Educação Infantil enquanto espaço de acesso ao conhecimento historicamente sistematizado pela humanidade. Pesquisas na área do currículo da educação infantil, ainda são insuficientes quando se considera a complexidade e as disputas sobre como deve ser realizado o trabalho pedagógico com crianças pequenas. Neste estudo, defende-se a construção de currículos próprios e embasados em uma concepção crítica, que oportunize um trabalho com as crianças na perspectiva de uma educação emancipadora, para que, desde pequenas, sejam sujeitos críticos e que, ao longo da sua trajetória, sejam transformadoras das suas próprias realidades. Trata-se de um artigo teórico, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica e documental, tendo como aportes as principais referências na discussão de currículo da PHC. Os resultados apontam que o currículo da educação infantil é um campo em disputa e que a PHC apresenta fundamentos curriculares para a educação infantil, ainda em construção, pautados em concepções críticas de educação e sociedade e que superam o espontaneísmo pedagógico proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mávia Matias Costa, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Mestrado em Educação. Universidade Federal do Tocantins, Guaraí, Tocantins.

Juciley Silva Evangelista Freire, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutorado em Educação. Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

Referências

ALTHUSSER, L. Sobre a reprodução. Petrópolis: Vozes, 2008.

ARCE, A. É possível falar em Pedagogia Histórico-crítica para pensarmos a Educação Infantil? Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 5-12, dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9695.

BARBOSA, M. C. S. et al. Práticas cotidianas na Educação Infantil: bases para uma reflexão sobre as orientações curriculares. Brasília: MEC/SEB/UFRGS, 2009. 112p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf. (Acesso em: 21 nov. 2022.)

BARBOSA, I. G; SILVEIRA, T. A. T. M; SOARES, M. A. A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia. Retratos da Escola, v. 13, n. 25, p. 77-90, 2019. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.979.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil. Brasília: MEC, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ images/ BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 25 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

BRASIL. PNE em Movimento. Relatórios de Avaliação e Monitoramento dos Planos Municipais de Educação. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://simec.mec.gov.br/pde/grafico_pne.php. Acesso em: 20 jan. 2023.

BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 26 jun. 2014. Seção 1, p. 1. Disponível em: https://simec.mec.gov.br/pde/grafico_pne.php. Acesso em: 25 abr. 2023.

CAMBÉ. Secretaria Municipal de Educação. Rede Municipal de Ensino. Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cambé. v. 1. Cambé, PR: SEMED, 2020. 722p.

CASCAVEL. Secretaria Municipal de Educação. Currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel: volume I: educação infantil. Cascavel: SEMED, 2020. 367p.

DOURADO, L. F; SIQUEIRA, R. M. A arte do disfarce: BNCC como gestão e regulação do currículo. RBPAE, v. 35, n. 2, p. 291-306, maio/ago. 2019. DOI: https://doi.org/10.21573/vol35n22019.95407.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 84ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

HALL, S. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educação & Sociedade, ano XVIII, n. 60, p. 15-35, dez. 1997. DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-73301997000300002.

MALANCHEN, J. A Pedagogia Histórico-crítica e o currículo: para além do multiculturalismo das políticas curriculares nacionais. 2014. 234 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2014.

MALTA, S. C. L. Uma abordagem sobre currículo e teorias afins visando à compreensão e mudança. Espaço do Currículo, v. 6, n. 2, p. 340-354, maio/ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v6i2.3732.

MARSIGLIA, A. C. G. A prática pedagógica histórico-crítica na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. 192p.

PASQUALINI, J. C; LAZARETTI, L. M. Que educação infantil queremos? Um manifesto em defesa da educação escolar para crianças pequenas. Bauru, SP: Mireveja, 2022. 80p. ok

PASQUALINI, J. C; MARTINS, L. M. Currículo por campos de experiência na educação infantil: ainda é possível preservar o ensino desenvolvente? RPGE – Revista OnLine de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 425-447, maio 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13312.

PRADO, A. E. F. G; AZEVEDO, H. H. O. Currículo para a Educação Infantil: argumentos acadêmicos e propostas de “educação” para crianças de 0 a 5 anos. In: ARCE, Alessandra; JACOMELLI, Mara Regina Martins (Orgs.). Educação Infantil versus Educação Escolar? Entre a (des)escolarização e a precarização do trabalho pedagógico nas salas de aula. Campinas: Autores Associados, 2012, p. 33-52.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 11.ed. Campinas: Autores Associados, 2011. 157p.

SAVIANI, Demerval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SILVA, T. T. (Org.). Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

SILVA, T. T. (Org.). Alienígenas na sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. 156p.

TOCANTINS. Documento Curricular Tocantins: Educação Infantil. Palmas: Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, 2019. 110p.

Publicado

2023-12-31

Como Citar

COSTA, M. M.; FREIRE, J. S. E. Currículo da Educação Infantil: das concepções teóricas à proposta pedagógica curricular sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–20, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-70637. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/70637. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - MOVIMENTO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E GESTÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO