Currículo da Educação Infantil: das concepções teóricas à proposta pedagógica curricular sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-70637

Palavras-chave:

Currículo da Educação Infantil, Proposta Pedagógica Curricular, Pedagogia Histórico-Crítica, BNCC da Educação Infantil

Resumo

 

O artigo problematiza o currículo para a Educação Infantil à luz da abordagem histórico-crítica. Para tanto, partiu-se da seguinte questão norteadora: sob quais fundamentos pode-se erigir o currículo para a Educação Infantil numa perspectiva histórico-crítica, voltado para o acesso ao conhecimento sistematizado e ao pleno desenvolvimento das qualidades humanas das crianças? Seu objetivo é apreender os fundamentos curriculares da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e suas contribuições para a discussão e elaboração de proposta pedagógica curricular para a Educação Infantil enquanto espaço de acesso ao conhecimento historicamente sistematizado pela humanidade. Pesquisas na área do currículo da educação infantil, ainda são insuficientes quando se considera a complexidade e as disputas sobre como deve ser realizado o trabalho pedagógico com crianças pequenas. Neste estudo, defende-se a construção de currículos próprios e embasados em uma concepção crítica, que oportunize um trabalho com as crianças na perspectiva de uma educação emancipadora, para que, desde pequenas, sejam sujeitos críticos e que, ao longo da sua trajetória, sejam transformadoras das suas próprias realidades. Trata-se de um artigo teórico, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica e documental, tendo como aportes as principais referências na discussão de currículo da PHC. Os resultados apontam que o currículo da educação infantil é um campo em disputa e que a PHC apresenta fundamentos curriculares para a educação infantil, ainda em construção, pautados em concepções críticas de educação e sociedade e que superam o espontaneísmo pedagógico proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

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Biografia do Autor

Mávia Matias Costa, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Mestrado em Educação. Universidade Federal do Tocantins, Guaraí, Tocantins.

Juciley Silva Evangelista Freire, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutorado em Educação. Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

COSTA, M. M.; FREIRE, J. S. E. Currículo da Educação Infantil: das concepções teóricas à proposta pedagógica curricular sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–20, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-70637. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/70637. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - MOVIMENTO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E GESTÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO