Gestão escolar inclusiva e surdez: análise de publicações acadêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-70558

Palavras-chave:

Gestor educacional, Estudantes surdos no ensino regular, Inclusão escolar de surdos

Resumo

As análises deste estudo procuraram compreender a relação entre a gestão escolar e a inclusão, especialmente no âmbito da surdez. Vale destacar que, a partir das normativas legais que estabelecem a inclusão de todos os estudantes no ensino regular, muitos desafios foram postos. No entanto, as barreiras permanecem visíveis. Com o objetivo de buscar publicações sobre a temática, principalmente no âmbito dos artigos científicos, a metodologia adotada foi qualitativa e teve como instrumento de pesquisa a análise documental, que buscou conhecer os artigos que associavam os dois descritores: gestão escolar e surdez. E assim, com esse propósito, compreender as perspectivas dos gestores escolares sobre a educação de surdos. A pesquisa limitou-se a artigos depositados no portal de periódicos CAPES. A princípio, pesquisou-se o descritor “gestão escolar inclusiva”, que resultou em 204 publicações. A partir desse número, realizou-se refinamento por filtros: apenas textos revisados por pares e publicados entre 2011 e 2021. Em seguida, efetivou-se a leitura atenta dos resumos e das palavras-chave, visando mapear artigos que tratassem da questão da pesquisa: apenas quatro abordavam a surdez. Dentre os analisados na pesquisa, constatou-se que nem todos abordavam a gestão escolar, apesar de serem indicados pela plataforma na busca pelo descritor “gestão escolar inclusiva”. As análises permitiram salientar que ainda há pouca publicação científica dentro da temática.

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Biografia do Autor

Laura Mattes Lagrange, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

LAGRANGE, L. M.; PASCHOALINO, J. B. de Q. Gestão escolar inclusiva e surdez: análise de publicações acadêmicas . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–16, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-70558. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/70558. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - MOVIMENTO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E GESTÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO