Democratização, democracia e gestão democrática da educação municipal no Tocantins: níveis de realização das estratégias da meta 19 do Plano Nacional de Educação 2014-2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n1a2024-70193

Palavras-chave:

Gestão democrática, Meta 19 do PNE 2014-2024, Educação no Tocantins, Sistemas municipais de educação, Ensino escolar de qualidade

Resumo

O presente texto aborda a temática da gestão democrática no movimento de institucionalização dos Sistemas Municipais de Educação (SME) e Escolas de 21 municípios das Regionais de Educação de Colinas e Paraíso do Tocantins. Como questão problema de partida buscamos saber em que medida a gestão democrática, com foco na meta 19 do PNE 2014-2024 e suas estratégias, tem se efetivado no âmbito das Redes e SME no período de 2014 a 2023. O estudo tem por objetivo explicitar o nível de realização da gestão democrática nos 21 municípios mencionados comparando o que foi planejado em relação à meta 19 do PNE 2014-2024 com o planejado e realizado no âmbito da educação municipal.  Ancorado na abordagem crítico-dialética o estudo foi materializado por meio das pesquisas bibliográfica e documental recuperando a compreensão gramsciana de direção (consenso/hegemonia) e domínio (força/coerção) de classe como conhecimento importante para o estudo dos fundamentos teórico-práticos de gestão democrática expressos no PNE 2014-2024. Como resultado o estudo trouxe importantes achados sobre: o entendimento de democratização, democracia e gestão democrática; as possibilidades e limites de realização da gestão democrática no âmbito dos sistemas e escolas; e os obstáculos diversos que se impõem à institucionalização e gestão dos SME os quais os trabalhadores da educação municipal necessitam continuar problematizando e enfrentando em busca da realização da gestão democrática efetiva como trincheira de lutas e disputas por uma educação emancipadora de qualidade no âmbito municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutor em Educação (UFG/Brasil); Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT) nos Cursos de Filosofia e Teatro e Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-graduação Profissional e Educação (PPPGE/UFT).  Pesquisador vinculado: ao Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural; ao Observatório de Sistemas e Planos de Educação do Tocantins (ObsSPE); Grupo de Estudo e Pesquisa Trabalho na Educação Superior; e à Rede Universitas/Br.

Doracy Dias Aguiar de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB/Brasil). Assistente Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Integrante do Programa de Pós-Graduação em Política Social – PPGPS da UnB. Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural da UFT e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Democracia, Sociedade Civil e Serviço Social. (GEPEDSS/UNB), Tocantins, Brasil.

Meyrivane Teixeira Santos Arraes, Secretaria Estadual de Educação do Tocantins - Brasil

Mestra em Educação. Professora da Educação Básica do Estado do Tocantins/Brasil/Escola Estadual Amâncio de Moraes. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal da UFT (GepeEM), membro do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE), Tocantins, Brasil.

Angêla Sousa Silva, Secretaria Municipal de Educação de Palmas - Brasil

Graduanda em Pedagogia. Professora da Educação Básica do Sistema Municipal de Educação de Palmas/Tocantins/ Colégio Santa Marcelina: Vinculada ao grupo de Pesquisa e Extensão/Programa de Educação Tutorial (PET), Tocantins, Brasil.

Referências

AGUIAR DE CARVALHO, Doracy Dias. Participação democrática discente na gestão da assistência estudantil das IFES brasileiras: limites e desafios. Tese. (Doutorado em Política Social). Universidade de Brasília. Brasília - DF, 2022. 382p.

AGUIAR DE CARVALHO, Doracy Dias. Quadro analítico-sintético e de validação da atividade assíncrona II. Regional e Colinas In.: Relatório AVNEI - Ambiente Virtual Interativo de Natureza Educativa/Atividade Assíncrona II. Grupo de Trabalho I (GT 1). Regionais de Educação de Colinas e Paraíso do Tocantins. Palmas/TO: PRISME/RCT, 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Ministério da Educação. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso: 20 maio 2018.

BRASIL. Lei n° 9.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso 16 de setembro de 2021.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília - DF., 26 jun. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm.

BRASIL/MEC. Planejando a Próxima Década. Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/SASE): Brasília, DF., 2014.

CARVALHO, Roberto Francisco de. O processo de gestão e participação na universidade: limites, possibilidades e desafios na UFT. Tese. (Doutorado em Ciências Humanas) -Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.

CARVALHO, Roberto Francisco de; CARVALHO, Doracy Dias Aguiar de; RODRIGUES, Rute Soares. Democracia substantiva e gestão democrática: uma utopia teórico-prática urgente e necessária. In.:. NARDI Elton Luiz; CARDOZO, Maria José Pires Barros de (organizadores). Democracia e gestão da educação em perspectiva. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2019, p. 111-136.

CARVALHO, Roberto Francisco de; LAGARES, Rosilene. Sistemas de educación y escuelas en Brasil: trinchera de lucha, disputa y aprendizaje de la gestión democrática. Revista DYLE, Espanha, v. 18, p. 1 a 7, 2023.

CARVALHO, Roberto Francisco de; SILVA, Meire Lúcia Andrade da. Gestão democrática no movimento de institucionalização dos SME do Tocantins/Brasil: o programa PRISME mobilizador da práxis na/da educação municipal. Anais do VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Lisboa/Portugal, 6, 7 e 8 de fevereiro de 2023. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2023.

CHAUÍ, Marilena de Souza. Mito Fundador e Sociedade Autoritária. São Paulo, Fundação Perseu Abramo, 2000. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Brasil-Mito-Fundador-Sociedade-Autoritaria/dp/8586469270. Acesso em: 30/06/2023.

CHAUÍ, Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. São Paulo: UNESP, 2001.

CHAUÍ, Marilena de Souza. Cidadania cultural: o direito à cultura. SP: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.

COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre o seu pensamento político. RJ: Civilização Brasileira, 2007.

DOURADO, Luiz Fernandes. A institucionalização do sistema nacional de educação e o plano nacional de educação: proposições e disputas. Educação e Sociedade, Campinas/SP, v. 39, nº. 143, p.477-498, abr.-jun., 2018.

DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação: política de Estado para a educação brasileira. Brasília/DF: Inep, 2016.

DURIGUETTO, Maria Lúcia. Sociedade civil e democracia: um debate necessário. São Paulo: Cortez, 2007.

FERREIRA JR., A.; BITTAR, M. A educação na perspectiva marxista: uma abordagem baseada em Marx e Gramsci. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.12, n.26, p.635-46, jul./set. 2008.

GAULEJAC, Vincent de. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e

fragmentação social. Trad.: Ivo Storniolo. Aparecida - SP: Ideias & Letras, 2007.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere v. 1/ Antônio Gramsci. 4.ed. Trad.: Carlos Nelson Coutinho et al. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere v. 3/ Antônio Gramsci. 3.ed. Trad.: Carlos Nelson Coutinho et al. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

GRAMSCI, Antônio. Maquiavel, a política e o estado moderno. 3.ed. Trad.: Luiz Mário Gazaneo. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

MENDONÇA, Erasto Fortes. Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil. Revista Educação & Sociedade, Campinas (SP), Ano XXII, n. 75, p. 84-108, ago., 2001.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). A nova pedagogia da hegemonia: Estratégias do

capital para educar para o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

PEREIRA, Potyara Amazoneida P. Controle democrático com garantias de direitos. Brasília: Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2005.

PRISME/RCT. Projeto Pedagógico: formação, acompanhamento, monitoramento e avaliação. Palmas/Tocantins: MEC/UFT/UNDIME, 2023.

PRISME/RCT. Critério de indicação de consonância de evidências das atividades assíncronas PRISME/RCT. Palmas/TO: PRISME/RCT, 2023a.

PRISME/AVNEI/RCT. Relatório AVNEI - Ambiente Virtual Interativo de Natureza Educativa/Atividade Assíncrona II. Grupo de Trabalho I (GT 1). Regionais de Educação de Colinas e Paraíso do Tocantins. Palmas/TO: PRISME/RCT, 2023.

SAVIANI, Demerval. Da Nova LDB ao novo Plano Nacional de Educação: por outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 1998.

SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 44, p. 380-393, maio/ago. 2010.

SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2014.

SCHEIBE, Leda. PNE 2014-2024: desafios para a Educação Brasileira. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 8, n. 15, p. 227-229, jul./dez. 2014. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/issue/view/23. Acesso: 15/07/2023.

SIMIONATTO, Ivete. O social e o político no pensamento de Gramsci. Disponível em:

http://www.artnete.com.br/gramsci/arquive41.htm. Acesso em: 17 de dezembro. 2005.

WITTMANN, Lauro Carlos; GRACINDO, Regina Vinhaes (Coord.). O Estado da arte em política e gestão da educação no Brasil: 1991 a 1997. Brasília: ANPAE; Campinas: Autores Associados, 2001, p. 201-226.

WOOD, Ellen Meiksins. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo, Boitempo, 2006.

Publicado

2023-12-31

Como Citar

CARVALHO, R. F. de; CARVALHO, D. D. A. de; ARRAES, M. T. S.; SILVA, A. . S. Democratização, democracia e gestão democrática da educação municipal no Tocantins: níveis de realização das estratégias da meta 19 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 1–22, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v13n1a2024-70193. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/70193. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - MOVIMENTO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E GESTÃO DOS SISTEMAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO