Políticas públicas para inclusão no ensino superior: relato de uma experiência com uma estudante transexual e com Transtorno do Espectro Autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-70013

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino Superior, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

O presente estudo busca problematizar a implementação de políticas públicas para inclusão no ensino superior brasileiro, a partir do relato de experiência com uma estudante universitária transexual e com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista. O estudo é de natureza qualitativa e exploratória, e os dados foram coletados a partir de entrevistas. As principais dificuldades reportadas foram a falta de formação específica de docentes e adaptações didático-pedagógicas, e a não implementação de um Plano de Ensino Individualizado. A psicoterapia, o núcleo de acessibilidade e inclusão da Universidade e as mediações da coordenação do curso contribuíram para reduzir as barreiras para a inclusão.

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Biografia do Autor

Bárbara Battistotti Vieira, Universidade Federal da Grande Dourados - Brasil

Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFGD). Universidade Federal da Grande Dourados. Graduanda em Psicologia. Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Regina Basso Zanon, Universidade Federal da Grande Dourados - Brasil

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Universidade Federal da Grande Dourados. Professora Adjunta do Curso de Psicologia, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

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Publicado

2023-07-12

Como Citar

VIEIRA, B. B.; ZANON, R. B. Políticas públicas para inclusão no ensino superior: relato de uma experiência com uma estudante transexual e com Transtorno do Espectro Autista. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1283–1299, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n3a2023-70013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/70013. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS LUSO-BRASILEIRAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA PESSORAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR