Ensaio sobre o acesso ao ensino superior: a longa batalha pela inclusão educativa em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-70000Palavras-chave:
Estudantes com Deficiência, Ensino Especial, Ensino SuperiorResumo
Trava-se há décadas uma batalha pela educação inclusiva que está longe do fim. Neste momento, o foco principal, mas não exclusivo, dessa batalha em Portugal é o ensino superior. Os estudantes com deficiência encontram grandes barreiras quer no acesso, quer no sucesso nas Universidades e Politécnicos portugueses. O desenvolvimento do Estado Providência e da sociedade gerou, nas últimas cinco décadas, profundas mudanças nas condições de vida das pessoas com deficiência e nas políticas públicas que respondem aos seus direitos em Portugal. Apesar desses avanços, subsistem problemas e outros novos vão aparecendo. O foco do presente ensaio incide no funil apertado que se forma na conclusão do ensino secundário e à entrada no ensino superior, apesar de se ter conseguido a conclusão do ensino básico por todos os alunos e a frequência do ensino secundário por quase todos. De facto, o número de estudantes com necessidades educativas especiais tem crescido, mas está muito longe do desejável. Isso não resulta das (in)capacidades dos estudantes, mas da falta de preparação das estruturas e das práticas profissionais nas universidades e nos politécnicos. O desenvolvimento de medidas semelhantes às que consubstanciam o Modelo de Apoio à Vida Independente, cuja avaliação destacou não apenas a sua eficácia, mas também o seu potencial de disseminação, poderia ser o caminho a seguir para ultrapassar parte substancial das barreiras que atualmente se colocam à participação neste nível de educação, a que todos têm direito.
Downloads
Métricas
Referências
BECK, Wolfgang, Laurent von der Maesen e Alan Walker (1997), The Social Quality of Europe,Haia, Kluwer Law International.
BOURDIEU, Pierre e Jean-Claude Passeron (s/d), A Reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino, Lisboa, Editorial Veja.
BRANCO, Rui (2022), Proteção Social no Portugal Democrático. Trajetórias de reforma, Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos.
CALADO, Alexandre, Luís Capucha e Pedro Estêvão (2019), “Welfare State Development in Portugal. From “stage zero” to the post-crisis “feftist” compromise against austerity”, Comparative Sociology, 18, pp. 658-686.
CAPUCHA, Luís (2005), Desafios da Pobreza, Oeiras, Celta Editora.
CAPUCHA, Luís (2010), “Inovação e Justiça Social: Políticas Ativas para a Inclusão Educativa”, Sociologia, Problemas e Práticas, 63, pp. 25-50.
CAPUCHA, Luís (2020), “The Welfare State: too precious to fall”, Revista de Divulgação Científica AICA, 2020, pp. 5-16.
CAPUCHA, Luís, José Miguel Nogueira, Lara Querido, Alexandre Calado, Rui Godinho, Paulo Pedroso, Teresa Evaristo, Jorge Ferreira, Maria João Pena (2021), Avaliação Intercalar do Modelo de Apoio à Vida Independente em Portugal, CIES-ISCTE e INR/POISE.
CORREIA, Luís de Miranda (1997), Educação Especial, Porto, Porto Editora.
DGEEC (2023), Inquérito às necessidades Especiais de Educação nos Estabelecimentos de Ensino Superior – caracterização da situação educativa de alunos (2018/2019, 2019/2020, 2020/2021, 2021/2022), https://www.dgeec.me.pt/np4/428/, acedido em junho.
ESPING-ANDERSEN, Gösta (1990), The Three Worlds of Welfare Capitalism, Cambridge, Polity Press.
GUILE, David (2006), “What is Distinctive About the Knowledge Economy? Implications for Education”, in Hugh Lauder, Phillip Brown, Joe-Anne Dillabough e A. H. Halsey, Education, Globalization & Social Change, Oxford, Oxford University Press, pp. 355-366.
LIMA, Maria Benedita de Maia (2021), Reaprender a Viver. Trajetórias, aprendizagens e identidades de adultos com deficiência adquirida, Tese de Doutoramento em Educação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
MARSHALL, Thomas Humphrey (1964), Class, Citizenship and Social Development, New York, Doubleday.
MOZZICAFREDDO, Juan (1997), Estado Providência e Cidadania em Portugal, Oeiras, Celta.
NOGUEIRA, José Miguel (2019), As políticas Públicas e a qualidade de vida das famílias com crianças com autismo: o caso da intervenção precoce na infância, Tese de Doutoramento em Políticas Públicas, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
RODRIGUES, Maria de Lurdes (2010), A Escola Pública Pode Fazer a Diferença, Lisboa, Almedina.
SANTOS, Boaventura Sousa (1990), Estado e Sociedade em Portugal (1974-1988), Porto, Afrontamento.
SEN, Amartya (2006), “Poverty as Capability Deprivation”, in Hugh Lauder, Phillip Brown, Joe-Anne Dillabough e A. H. Halsey, Education, Globalization & Social Change, Oxford, Oxford University Press, pp. 949-965.
SILVA, Augusto Santos (1988), “Produto Nacionbal Vivo: uma cultura para o desenvolvimento”, em Atitudes, Valores Culturais, Desenvolvimento, Lisboa, SEDES.
SOUSA, Jerónimo Dias de (2002), Contributos Para um Modelo de Análise dos Impactos das Intervenções do FSE no Domínio das Pessoas com Deficiência em Portugal, Gaia, CRPG.
STIGLITZ, Joseph E. e Andrew Charlton (2005), Fair Trade for All: How trade can promote development, Oxford, Oxford University Press.
VIEGAS, José Manuel Leite e António Firmino da Costa (orgs) (1998), Portugal, Que Modernidade, Oeiras, Celta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Políticas em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.