Reconfiguração do fazer coletivo e as funções da acessibilidade na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-69997

Palavras-chave:

Educação Superior, Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Políticas Institucionais

Resumo

No Brasil, a lógica de acessibilidade na Educação Superior tem sido espelhada nas medidas centralizadoras tradicionalmente realizadas na Educação Básica. Sobre esse cenário, o objetivo do presente estudo é refletir se esse tem sido condizente com o que a literatura atual sobre acessibilidade na Educação Superior tem recomendado. Trata-se de um ensaio teórico que, em uma perspectiva internacional, compila informações tratadas em três seções. A primeira apresenta uma breve contextualização sobre a democratização do acesso na Educação Superior brasileira e às concepções de deficiências presentes nesse nível de ensino. A segunda, discorre princípios éticos-políticos, morais pedagógicos e econômicos da acessibilidade e da alteridade. Por fim, problematiza-se as questões emergentes relacionadas às competências, às habilidades e a legitimação da formação de pessoas com deficiências na Educação Superior.

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Biografia do Autor

Leonardo Santos Amâncio Cabral, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Doutorado em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos (Professor Adjunto III), São Carlos, São Paulo, Brasil.

Enicéia Gonçalves Mendes, Ministério da Educação e Cultura - Brasil

Doutorado em Psicologia. Ministério da Educação (Coordenadora-geral de Estruturação do Sistema Educacional Inclusivo), Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Serge Ebersold, . Conservatoire National des Arts et Métiers - França

Cátedra de Acessibilidade. Conservatoire National des Arts et Métiers (Professor), Paris, França.

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Publicado

2023-07-12

Como Citar

CABRAL, L. S. A.; MENDES, E. G.; EBERSOLD, S. Reconfiguração do fazer coletivo e as funções da acessibilidade na Educação Superior. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 978–999, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n3a2023-69997. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/69997. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS LUSO-BRASILEIRAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA PESSORAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR