O espaço importa? Como as desigualdades espaciais afetam alunos na Educação a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-69203

Palavras-chave:

Desigualdade, Educação, Ensino a Distância, Ensino Superior, Espaço

Resumo

Na literatura sobre desigualdade e educação se faz presente a influência do espaço na elaboração teórica a respeito dessa problemática. Um olhar espacial no processo de tomada de decisão pela gestão pública pode ensejar a adoção de mecanismos corretivos das desigualdades educacionais na perspectiva da equidade; ou seja, que minimizem as desigualdades sociais de origem. No entanto, esse tema não avançou com o passar do tempo, sem o incremento de novas dinâmicas educacionais bastante difundidas no país como a Educação a Distância (EaD). Deste modo, o objetivo deste artigo é elaborar uma revisão bibliográfica narrativa que balanceie os avanços mais recentes na temática de como as desigualdades espaciais afetam alunos EaD e suas principais dificuldades de pesquisa, baseando-se nos trabalhos mais recentes e dados secundários socioeconômicos e espaciais. As conclusões do trabalho apontam para o fato de que o EaD, por vezes, é apresentado como modelo capaz de democratizar o acesso ao Ensino Superior. Entretanto, o modelo não conseguiu fazer frente aos dilemas históricos da desigualdade no Ensino Superior, mas, pelo contrário, intensificou/requalificou esse fenômeno social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cleyson Silva dos Santos, Universidade Estadual de Campinas - Brasil

Mestrando em Desenvolvimento Econômico. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, SP, Brasil.

Alberes Sousa Ferreira , Universidade Estadual de Campinas - Brasil

Doutorando em Desenvolvimento Econômico. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Francisco Monticeli Valias Neto , Universidade Estadual de Campinas - Brasil

Doutorando em Desenvolvimento Econômico. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Domingos Alves, Universidade de São Paulo - Brasil

Doutor em Física. Professor associado do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Referências

BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Bertrand Brasil, 1992.

CNI, Confederação Nacional da Indústria. Disponível em: https://perfildaindustria.portaldaindustria.com.br/ranking. Acesso em: março de 2022.

CASEIRO, L. C. Z. Desigualdade de acesso à educação superior no Brasil e o Plano Nacional de Educação. Série PNE em Movimento, n. 3, p. 40-40, 2016.

CASTRO, J. A. D. Evolução e desigualdade na educação brasileira. Educação & Sociedade, v. 30, p. 673-697, 2009.

DESAI, S.; KULKARNI, V. Changing educational inequalities in India in the context

of affirmative action In: Demography, Volume 45-Number 2, May, 2008.

GOMES, S; MELO, F. Y. M. D. Por uma abordagem espacial na gestão de políticas educacionais: equidade para superar desigualdades. Educação & Sociedade, v. 42, 2021.

FAGNANI; Projeto de país, desigualdade e poder da desinformação. A grande

sociedade – qual é o projeto de desenvolvimento para o Brasil do futuro? Fundação Perseu Abramo, São Paulo (SP), 2017.

FILHO, A. P. Educação a distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais. Educação em Revista, v. 27, p. 41-72, 2011.

JUNIOR, A. F. P. C.; BARBOSA L. G.; CASTRO L. V. A relação entre as dificuldades na aprendizagem e a evasão de alunos no EaD: Um estudo de caso. Revista Educação Pública, v. 21, n° 16, 2021.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2021. Disponível em: https://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_Domicilios_continua/Renda_domiciliar_per_capita/Renda_domiciliar_per_capita_2020.pdf

MOORE, M.; KEARSLEY G. Educação a Distância – Uma visão integrada. São Paulo: Thompson Pioneira, 2007

MORAES, R. Higher education: development of underdevelopment or a tool to

overcome it? In: Chadarevian, P. (ed.) (2018) ― The Political Economy of Lula‘s

Brazil, Routledge, 2018.

MINTO, L. W. In: Educação superior no PNE (2014-2024): apontamentos sobre as

relações público-privadas. In: Revista Brasileira de Educação, v. 23, 2018.

OLIVEIRA, A. L. M. Educação Superior brasileira no início do século XXI: inclusão interrompida? Tese (Doutorado em Economia) - Desenvolvimento Econômico do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2018.

PINTO, A. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 2000.

PIRES, A. A COVID-19 e a educação superior no brasil: Usos diferenciados das tecnologias de comunicação virtual e o enfrentamento das desigualdades educacionais. Educación, XXX, v. 58, p. 83-103, 2021.

PEIXOTO, M. D. C. L. Democratização e desigualdades na educação superior: o caso do Brasil. Universidades, v. 68, n. 74, p. 51-61, 2017.

POCHMANN, M.; SILVA, L. C. D. Concentração espacial da produção e desigualdades sociais. Revista brasileira de estudos urbanos e regionais, v. 22, 2020.

RODRIGUES, K. C. T. T.; VENSON, A. H.; D. C., GABARDO, M. R. Distribuição espacial do acesso aos serviços de saneamento básico nas microrregiões brasileiras de 2006 a 2013. Revista brasileira de gestão e desenvolvimento regional, v. 15, n. 1, 2019.

SAVELI, E. L.; TENREIRO, M. O. V. (2012) A educação enquanto direito social: aspectos

históricos e constitucionais. In: Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 15, n. 2, p.

-57, maio/ago. 2012.

SEMESP, Mapa do ensino superior no Brasil, 11a edição, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa/edicao-11/download/. Acesso em: março de 2022.

SEMESP, Mapa do ensino superior no Brasil, 12a edição, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.semesp.org.br/. Acesso em: março de 2022.

STACHISSINI, M. Y. Educação superior e desigualdade: uma revisão do desenvolvimento e do neoliberalismo. 2020.

VALENTIM, S. S.; PINHEIRO, K. L. M. Ações afirmativas de base racial na educação pública brasileira, 2015.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

SANTOS, C. S. dos; FERREIRA , A. S.; VALIAS NETO , F. M.; ALVES, D. O espaço importa? Como as desigualdades espaciais afetam alunos na Educação a Distância. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n2a2024-69203. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/69203. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

DEMANDA CONTÍNUA