A política institucional e o núcleo de acessibilidade na universidade: ações de acesso e permanência dos estudantes público-alvo da Educação Especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-68689

Palavras-chave:

Educação Especial, Universidade, Política, Acessibilidade

Resumo

Este artigo analisa a política institucional de acessibilidade da Universidade Estadual do Maranhão, na perspectiva das ações do Núcleo de Acessibilidade, para o acesso e permanência dos estudantes público-alvo da Educação Especial. A matriz teórica foi Sassaki (2006; 2009) e Martins (2022). A abordagem é qualitativa com pesquisa bibliográfica e documental, e Análise Temática para tratamento do corpus. Os resultados indicam que a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial não pode se delimitar ao espaço e a atuação do Núcleo de Acessibilidade, visto que as políticas institucionais de acessibilidade e inclusão são necessárias para firmar o acesso e a permanência dos estudantes, alvo da Educação Especial na instituição.

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Biografia do Autor

Wilma Cristina Bernardo Fahd, Universidade Estadual do Maranhão - Brasil

Mestra em Cultura e Sociedade. Professora Assistente I da Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês, Maranhão, Brasil.

Silvio Santiago-Vieira, Universidade do Estado do Pará - Brasil

Mestre em Ciências das Religiões. Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

Ivany Pinto Nascimento, Universidade Federal do Pará - Brasil

Doutora e Pós-Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente e pesquisadora do Instituto de Ciências da Educação e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Juventude, Representações Sociais e Educação. Bolsista Produtividade do CNPq, Belém, Pará, Brasil.

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Publicado

2023-07-12

Como Citar

FAHD, W. C. B.; SANTIAGO-VIEIRA, S.; NASCIMENTO, I. P. A política institucional e o núcleo de acessibilidade na universidade: ações de acesso e permanência dos estudantes público-alvo da Educação Especial. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1170–1189, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n3a2023-68689. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68689. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS LUSO-BRASILEIRAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA PESSORAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR