Acesso de acadêmicos/as com deficiência ao ensino remoto na pandemia: das políticas às práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-68616

Palavras-chave:

Educação Especial, Psicologia, Pandemia, Ensino Superior, Educação

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar como o contexto da pandemia afetou estudantes com deficiência em uma universidade pública do interior do Paraná. Para tanto, exploramos as políticas públicas e documentos elaborados sobre ensino remoto em nível local, estadual e nacional. Tomamos como referencial a perspectiva teórico-metodológica da Psicologia Histórico-Cultural. A coleta de dados deu-se nas etapas de levantamento de documentos e na pesquisa de campo, com entrevistas a acadêmicos/as com deficiência e a gestores/as responsáveis pelas políticas de inclusão da universidade. Conclui-se que se produziu poucos recursos para amparar as pessoas com deficiência durante o ensino remoto na pandemia, de maneira que os/as discentes precisaram, de forma autônoma, desenvolver estratégias de estudo a fim de superar as adversidades do contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela de Moraes Sganzerla, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Brasil

Bacharel em Psicologia. Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, Paraná, Brasil.

Alayde Maria Pinto Digiovanni, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Brasil

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo.  Universidade Estadual do Centro-oeste, Irati, Paraná Brasil/Programa Interunidades em Integração da América Latina, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Referências

APA. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ARRUDA, E. P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257–275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 25 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v7.1.621.

BRASIL. National Policy for Special Education in the Perspective of Inclusive Education. 2008. Available in: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Access in: 11 nov. 2022.

BRASIL. Law No. 13.146, of July 6, 2015. Institutes the Brazilian Inclusion Law (Person with Disabilities Statute). Brasília: DF: Presidência da República, [2015]. Available in: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Access in: 25 oct. 2022.

DIAS, S. de S.; OLIVEIRA, M. C. S. L. de. Intellectual disability according to the cultural-historical approach: a path to adult development. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, n. 2, p. 169–182, 2013. Available in: https://www.scielo.br/j/rbee/a/HQwb73v6jhsrVZdwJfhXvhc/?lang=pt. Access in: 15 sep. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382013000200003.

FREIRE, A. P.; PAIVA, D. M. B.; FORTES, R. P. de M. Digital Accessibility During the COVID-19 Pandemic – An investigation about Brazilian Tertiary Public Education Institutions. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 956–984, 2020. Available in: http://ojs.sector3.com.br/index.php/rbie/article/view/v28p956. Access in: 25 oct. 2022. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.956.

IBGE. Social Indicators Synthesis: an analysis of life conditions of Brazilian population. Coordenação de População e Indicadores Sociais, v. 43, p. 148. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Available in: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101760.pdf. Access in: 15 sep. 2022.

IBGE. Income from All Sources 2020. PNAD Contínua. 2021. Available in: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101880_informativo.pdf. Access in: 15 sep. 2022.

MAGALHÃES, T. F. de A. The Schooling of Student with Disabilities in Pandemic Times of COVID-19: weaving some possibilities. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6 (Edição Especial I), p. 205–221, 2020. Available in: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/53647. Access in: 25 oct. 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2020.53647.

OLIVEIRA, M. S.; SILVA, M. do C. L. da. The Deepenning of Ableism in the Context of Pandemic: old facets of the capital. RTPS - Revista Trabalho, Política E Sociedade, v. 6, n. 10, p. 259–272, 2021. Available in: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/download/813/1023/. Access in: 25 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v6i10.813.

WHO. International Classification of Functioning, Disability and Health. 2004. Available in: https://catalogo.inr.pt/documents/11257/0/CIF+2004. Access in: 15 sep. 2022.

WHO. International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems (ICD- 11). 2022. Available in: https://icd.who.int/browse11/l-m/en. Access in: 15 sep. 2022.

POTT, E. T. B. Contributions of School Psychology to higher education in a pandemic context: the role of building collectives. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 49707–49719, 2020. Available in: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13685/11457.

Access in: 11 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-571.

SOUZA, F. F. de; DAINEZ, D. Special and Inclusive Education in times of pandemic: the place of school and the conditions of remote emergency education. Praxis Educativa, v. 15, 2020. Available in: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16303. Access in: 11 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16303.093.

UNESCO. Global education monitoring report summary, 2020: Inclusion and education: all means all. 2020. Available in: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373721_por. Access in: 25 oct. 2022.

UNICENTRO. Resolution No. 45 CEPE/UNICENTRO. 2011. Available in: https://sgu.unicentro.br/pcatooficiais/imprimir/A69CC96A. Access in: 11 nov. 2022.

UNICENTRO. Normative Instruction No. 1 - PROEN/UNICENTRO. 2020. Available in: https://sgu.unicentro.br/pcatooficiais/imprimir/FF62E51E. Access in: 11 nov. 2022.

UNICENTRO. Accessibility Guidelines for Deaf Students and Professors at Unicentro during Social Isolation. 2020.

UNICENTRO. Circular Memorandum No. 06/2021-PROEN. 2021.

VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas Tomo III. Madri: Visor, 2000.

VYGOTSKY, L. S. Learning and Mental Development at School Age. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Language, development and learning. São Paulo: Ícone, 2010.

VYGOTSKY, L. S. Seven classes of L.S. Vigotski about Pedology fundaments (Prestes, Z.; Tunes, E., Eds.). Rio de Janeiro: E-papers, 2018.

Publicado

2023-07-12

Como Citar

SGANZERLA, G. de M.; DIGIOVANNI, A. M. P. Acesso de acadêmicos/as com deficiência ao ensino remoto na pandemia: das políticas às práticas . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1151–1169, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n3a2023-68616. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68616. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS LUSO-BRASILEIRAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA PESSORAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR