Acesso de acadêmicos/as com deficiência ao ensino remoto na pandemia: das políticas às práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-68616

Palavras-chave:

Educação Especial, Psicologia, Pandemia, Ensino Superior, Educação

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar como o contexto da pandemia afetou estudantes com deficiência em uma universidade pública do interior do Paraná. Para tanto, exploramos as políticas públicas e documentos elaborados sobre ensino remoto em nível local, estadual e nacional. Tomamos como referencial a perspectiva teórico-metodológica da Psicologia Histórico-Cultural. A coleta de dados deu-se nas etapas de levantamento de documentos e na pesquisa de campo, com entrevistas a acadêmicos/as com deficiência e a gestores/as responsáveis pelas políticas de inclusão da universidade. Conclui-se que se produziu poucos recursos para amparar as pessoas com deficiência durante o ensino remoto na pandemia, de maneira que os/as discentes precisaram, de forma autônoma, desenvolver estratégias de estudo a fim de superar as adversidades do contexto.

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Biografia do Autor

Gabriela de Moraes Sganzerla, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Brasil

Bacharel em Psicologia. Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, Paraná, Brasil.

Alayde Maria Pinto Digiovanni, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Brasil

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo.  Universidade Estadual do Centro-oeste, Irati, Paraná Brasil/Programa Interunidades em Integração da América Latina, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2023-07-12

Como Citar

SGANZERLA, G. de M.; DIGIOVANNI, A. M. P. Acesso de acadêmicos/as com deficiência ao ensino remoto na pandemia: das políticas às práticas . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1151–1169, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n3a2023-68616. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68616. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS LUSO-BRASILEIRAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA PESSORAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR