Ação Escola da Terra com fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-67491

Palavras-chave:

Formação Professores, Escola da Terra, Pedagogia Histórico Crítica

Resumo

A problemática é a formação de professores através do PRONACAMPO – Programa Nacional de Educação do Campo - Ação Escola da Terra, desenvolvida na Universidade Federal da Bahia, através do Curso de Especialização em Pedagogia Histórico-Crítica. O problema diz respeito ao aporte legal do PRONACAMPO e seu desdobramento enquanto curso de formação continuada para professores. Apresentamos proposta crítica superadora de formação de professores de base marxista para as escolas do campo como objetivo. A metodologia foi baseada na análise documental e descrição densa da proposta crítico superadora implementada. Os resultados nos permitem afirmar que a universidade, exercendo a autonomia universitária, tem condições de imprimir na formação continuada de professores, fundamentos da teoria pedagógica histórico-crítica, contribuindo para a elevação teórica na formação de professores para as escolas do campo.

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Biografia do Autor

Elisete Santos, Universidade Federal da Bahia – Brasil

Mestrado em Educação.

Marize Souza Carvalho, Universidade Federal da Bahia – Brasil

Doutorado em Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Celi Nelza Zulke Taffarel, Universidade Federal de Alagoas/Universidade Federal da Bahia - Brasil

Pós-Doutorado em Educação. Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, Sergipe, Alagoas, Brasil/Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

SANTOS, E.; CARVALHO, M. S.; TAFFAREL, C. N. Z. Ação Escola da Terra com fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 38–55, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-67491. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67491. Acesso em: 2 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA PÚBLICA EM CONTEXTO PANDÊMICO EM ESCOLAS RURAIS: O PROGRAMA ESCOLA DA TERRA COMO AFIRMAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO