Educação Especial e Inclusiva na educação infantil: perspectivas, desafios e diferenças
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-66436Palavras-chave:
Educação Infantil., Educação Inclusiva, Educação Especial., Diferenças, Contexto escolar.Resumo
Este artigo teve por objetivos: compreender as orientações presentes em documentos oficiais acerca da educação especial/inclusiva na educação infantil; analisar os desafios e possibilidades do processo de inclusão da criança com deficiência; entender as diferenças entre esses dois tipos de educação; conhecer as dificuldades que norteiam a inclusão escolar deste público. A partir de uma pesquisa bibliográfica verificou-se que os documentos oficiais apresentam avanços no campo da educação especial na perspectiva inclusiva. As condições inadequadas de trabalho, insuficiência de recursos pedagógicos, fragilidade na formação inicial e continuada dos professores, entre outros, impedem a garantia de qualidade da educação e dificultam o processo de inclusão do público-alvo na escola regular.
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