Currículos de referência para o ensino médio integrado no IFSP

Autores

  • Marta Senghi Soares Instituto Federal de São Paulo - Brasil https://orcid.org/0000-0002-9233-7596
  • Claudia Barcelos de Moura Abreu Universidade Federal de São Paulo - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-65394

Palavras-chave:

Educação Profissional, Ensino médio integrado, Currículo de referência

Resumo

O artigo apresenta elementos da construção dos currículos de referência para os cursos de ensino médio integrado à educação profissional do Instituto Federal de Educação de São Paulo como processo importante e crivado por disputas entre diferentes concepções de educação e de sociedade. Procuramos demonstrar, por meio de análise documental, manifestação da comunidade acadêmica e pesquisa bibliográfica, que a discussão sobre os currículos aconteceu em paralelo – e por vezes atravessada – pela reforma do ensino médio. O atual momento exige clareza sobre os efeitos deletérios que a reforma do Ensino médio representa para a classe trabalhadora, tornando necessário reafirmar a educação como direito social e a defesa do ensino médio integrado na perspectiva da emancipação humana.

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Biografia do Autor

Marta Senghi Soares, Instituto Federal de São Paulo - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Professora no Instituto Federal de São Paulo, Caraguatatuba, São Paulo, Brasil.

Claudia Barcelos de Moura Abreu, Universidade Federal de São Paulo - Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2022-04-12

Como Citar

Soares, M. S., & Abreu, C. B. de M. (2022). Currículos de referência para o ensino médio integrado no IFSP . Revista Educação E Políticas Em Debate, 11(2), 725–742. https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-65394

Edição

Seção

DOSSIÊ - ESTADO NEOLIBERAL E RETROCESSOS DEMOCRÁTICOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO