Gota do que não se esgota: a ação afirmativa como tensão à estrutura universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64900

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Significado de ser cotista, Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Partindo da Universidade Estadual de Londrina como objeto, a pesquisa em tela teve por objetivo compreender as possíveis transformações ocorridas na estrutura universitária com a adoção de ações afirmativas. A metodologia utilizada foi de ordem qualitativa, realizamos entrevistas com diferentes atores, sobretudo, os estudantes; além disso, também nos valemos de pesquisa documental em documentos oficiais da instituição e em jornais locais; utilizamos ainda, em menor escala, pesquisa quantitativa. O significado de ser cotista revelou-se um importante ponto de observação da relação entre estrutura universitária e sistema de cotas. Por fim, a pesquisa demonstrou que a alteração do significado de ser cotista tem produzido uma tensão na estrutura universitária.

Biografia do Autor

  • Nikolas Pallisser Silva, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

    Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos, atualmente é doutorando em sociologia pelo mesmo programa, com bolsa CAPES.

  • Priscila Martins de Medeiros, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

    Professora adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar.

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Publicado

2022-03-01

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR (IES): EM DEBATE O ACESSO E A EQUIDADE

Como Citar

SILVA, Nikolas Pallisser; MEDEIROS, Priscila Martins de. Gota do que não se esgota: a ação afirmativa como tensão à estrutura universitária. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 63–82, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-64900. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64900. Acesso em: 8 maio. 2025.