Fatores de qualidade no ensino superior e o desempenho no trabalho dos docentes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-64729

Palavras-chave:

Professor universitário, Ensino superior, Metodologia Q, Abordagem quali-quantitativa, Avaliação do ensino

Resumo

Objetivou-se compreender os fatores da qualidade do ensino superior no campo de atividade do professor universitário. Como aspecto teórico, ressalta-se a gestão da qualidade como inclusão, convivência, relações e vínculo emocional para além dos saberes pedagógicos. Utilizou-se a abordagem quali-quantitativa com o uso da escala Q. Participaram professores e coordenadores de instituições privadas de ensino superior de São Paulo/SP. Identificou-se quatro dimensões que contribuem com a qualidade do ensino universitário: comportamento do professor; desempenho e atualização do professor, conceito do ensino superior e condições de trabalho. O fator que mais contribuiu para a qualidade do desempenho do professor universitário foi o sentimento de prazer do docente no desempenho do seu trabalho.

 

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Biografia do Autor

Rita Eliana Masaro, Universidade Federal de Mato Grosso - Brasil

Doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Instituto de Educação - Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, Mato Grosso (MT), Brasil.

Alessandro Vinicius de Paula, Universidade Federal de Mato Grosso - Brasil

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor/pesquisador no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGPsi-UFMT) e no curso de graduação em Psicologia da UFMT. Cuiabá, Mato Grosso (MT), Brasil.

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Publicado

2022-04-12

Como Citar

MASARO, R. E.; PAULA, A. V. de. Fatores de qualidade no ensino superior e o desempenho no trabalho dos docentes universitários. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 705–724, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n2a2022-64729. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64729. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - ESTADO NEOLIBERAL E RETROCESSOS DEMOCRÁTICOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO