Fatores de qualidade no ensino superior e o desempenho no trabalho dos docentes universitários
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-64729Palavras-chave:
Professor universitário, Ensino superior, Metodologia Q, Abordagem quali-quantitativa, Avaliação do ensinoResumo
Objetivou-se compreender os fatores da qualidade do ensino superior no campo de atividade do professor universitário. Como aspecto teórico, ressalta-se a gestão da qualidade como inclusão, convivência, relações e vínculo emocional para além dos saberes pedagógicos. Utilizou-se a abordagem quali-quantitativa com o uso da escala Q. Participaram professores e coordenadores de instituições privadas de ensino superior de São Paulo/SP. Identificou-se quatro dimensões que contribuem com a qualidade do ensino universitário: comportamento do professor; desempenho e atualização do professor, conceito do ensino superior e condições de trabalho. O fator que mais contribuiu para a qualidade do desempenho do professor universitário foi o sentimento de prazer do docente no desempenho do seu trabalho.
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