O uso de vídeos como recurso pedagógico no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-62282

Palavras-chave:

Tecnologias., Ensino remoto, Prática Pedagógica, Políticas educacionais, Pandemia da Covid-19

Resumo

A pandemia da COVID-19 ocasionou a substituição do ensino presencial pelo ensino remoto emergencial. Este artigo consiste num relato de experiência de uma professora do ensino fundamental durante a elaboração, acompanhamento e correção das atividades no município de Foz do Iguaçu (Paraná) em uma escola pública. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica que evidenciou a relação das tecnologias e o ensino remoto, apresentando como foram utilizados vídeos como recurso pedagógico num momento pandêmico que foi desafiador e enriquecedor para a prática pedagógica da professora. Conclui que as vivências do ensino remoto podem contribuir nas discussões de desenvolvimento de políticas educacionais voltadas para educação pública.

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Biografia do Autor

Thais Fernanda dos Santos dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Brasil

Mestranda em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e professora da Educação Básica, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Brasil

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e professora e Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

SANTOS, T. F. dos S. dos .; ANDRADE, S. V. R. de . O uso de vídeos como recurso pedagógico no ensino remoto. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 1201–1212, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n3a2021-62282. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/62282. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Direito à educação básica e superior em tempos de pandemia