Análise dos indicadores de eficiência, de eficácia e de efetividade na Universidade Federal de Pernambuco / Analysis of efficiency, efficacy and effectiveness indicators at the Federal University of Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57890

Palavras-chave:

Gestão pública, Avaliação da educação superior, Indicadores de desempenho

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a evolução da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) quanto à eficiência, à eficácia e à efetividade nos Indicadores de Desempenho do Tribunal de Contas da União nos anos de 2000 a 2017. A metodologia utilizada foi quantitativa com confecção de gráficos e com análise por meio da técnica de regressão linear. Verificou-se que a UFPE, apesar dos desafios econômicos, com a redução de recursos financeiros e um cenário instável, tem obtido um desempenho favorável em sua eficiência, eficácia e efetividade, através da análise desenvolvida pelos indicadores.

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Biografia do Autor

Jamine Bruno de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Mestranda do Programa de Pós-graduação Profissional em Políticas Públicas. Administradora da Universidade Federal de Pernambuco.

Alba de Oliveira Barbosa Lopes, Instituto Federal de Pernambuco - Brasil

Doutora, mestre e bacharel em Administração. Professora da área de Gestão do Instituto Federal de Pernambuco, campus Paulista.

Maria Cristina Falcão Raposo, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Doutorado em Economia, mestrado e bacharelado em Estatística. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2020-10-24

Como Citar

OLIVEIRA, J. B. de .; LOPES, A. de O. B. .; RAPOSO, M. C. F. . Análise dos indicadores de eficiência, de eficácia e de efetividade na Universidade Federal de Pernambuco / Analysis of efficiency, efficacy and effectiveness indicators at the Federal University of Pernambuco. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 803–821, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n3a2020-57890. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57890. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua