Teorias em disputa: o duelo entre liberalismo e pedagogia decolonial na Amazônia / Dispute theories: the duel between liberalism and decolonial pedagogy in the Amazon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57852

Palavras-chave:

Liberalismo, Pedagogia Decolonial, Amazônia

Resumo

Este ensaio reflete sobre as contradições existentes entre o pensamento liberal e a sua corporificação na conflituosa realidade brasileira, sobretudo amazônida. Ao mesmo tempo, procura pensar em uma alternativa epistêmica apostando no pensamento decolonial como um importante caminho para dissolver o mito da narrativa salvacionista que está no cerne das pedagogias liberais, racistas e patriarcais, com base na crise de paradigmas. Realizamos um breve um diálogo com as teorias críticas, a pós-modernidade, a transmodernidade e a interculturalidade com o objetivo de compreendermos como o pensamento decolonial foi se consolidando, ao se constituir uma energia, em conjunto com os movimentos sociais, contra as opressões sofridas pelos povos colonizados por parte do capitalismo, do racismo e do patriarcado.

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Biografia do Autor

Lúcia Isabel da Conceição Silva, Universidade Federal do Pará - Brasil

Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento / UFPA. Professora Associada II do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará.

Isabell Theresa Tavares Neri, Universidade do Estado do Pará - Brasil

Doutoranda em educação pelo Programa de Pós-graduação em educação-PPGED da Universidade Federal do Pará-UFPA. Mestrado em Educação / Universidade do Estado do Pará - UEPA.

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Publicado

2020-10-24

Como Citar

SILVA, L. I. da C. .; NERI, I. T. T. Teorias em disputa: o duelo entre liberalismo e pedagogia decolonial na Amazônia / Dispute theories: the duel between liberalism and decolonial pedagogy in the Amazon. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 587–618, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n3a2020-57852. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57852. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial concepções, reflexões e plur