A Hegemonia das avaliações externas e a noção de qualidade que permeia a política de educação integral do Estado de Pernambuco / The Hegemony of external evaluations and the notion of quality that makes Pernambuco State's integral education policy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-55142

Palavras-chave:

Ensino médio Integral, Gerencialismo, Avaliações externas

Resumo

O presente artigo é fruto de uma dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e de pesquisas realizadas pelo Grupo GESTOR – Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre e tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a centralidade das avaliações externas na Política de Educação Integral do Estado de Pernambuco - PEI. Metodologicamente realizamos análise documental, revisão bibliográfica e análise de conteúdo das entrevistas realizadas com professores, gestores e coordenadores pedagógicos. Os resultados indicam que no PEI há um processo de introjeção dos mecanismos de cobrança que advém da gestão por resultados, que estabelece mecanismos rígidos de avaliação e responsabiliza os docentes.

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Biografia do Autor

Thamyrys Fernanda Cândido de Lima Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Pernambuco - Brasil

Acadêmica do Curso de Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Katharine Ninive Pinto Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Pernambuco - Brasil

Docente do Núcleo de Formação Docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2020-07-11

Como Citar

NASCIMENTO, T. F. C. de L.; SILVA, K. N. P. A Hegemonia das avaliações externas e a noção de qualidade que permeia a política de educação integral do Estado de Pernambuco / The Hegemony of external evaluations and the notion of quality that makes Pernambuco State’s integral education policy. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 305–320, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n2a2020-55142. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55142. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de avaliação externa e a questão da qualidade da educação no