O processo de avaliação externa nas séries iniciais: indicadores de qualidade ou regulação do trabalho docente / The process of external evaluation in the initial series: indicators of quality or regulation of teaching work

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-54818

Palavras-chave:

Avaliação externa, Formação continuada de professores, Trabalho docente

Resumo

O trabalho apresenta a sistematização de um estudo acerca da avaliação externa nas séries iniciais e seus indicadores de qualidade ou de regulação do trabalho docente. O problema que motivou este estudo se assenta no seguinte questionamento: Como a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) passou a regular o trabalho do professor alfabetizador? O estudo foi realizado, por meio da análise de documentos, de aplicação de questionário e de entrevista. Conclui-se que, com os resultados da avaliação externa, pode-se colocar em dúvida o resultado do comprometimento docente no interior da escola dependendo do resultado, com possibilidade de constrangimento, de comparações e de manipulação da política de financiamento.

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Biografia do Autor

Solange Pereira da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA - Pará - Brasil

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, PPGEDE/UFPA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Alfabetização e pedagogia histórico-crítica. Professora Assistente I, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Marajó, Breves, na Faculdade de Educação e Ciências Humanas - Curso de Pedagogia.

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Publicado

2020-07-11

Como Citar

SILVA, S. P. da . O processo de avaliação externa nas séries iniciais: indicadores de qualidade ou regulação do trabalho docente / The process of external evaluation in the initial series: indicators of quality or regulation of teaching work . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 336–352, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n2a2020-54818. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54818. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de avaliação externa e a questão da qualidade da educação no