O Enem como instrumento de autoavaliação: um projeto não efetivado / MEC's proposal for Enem to trigger a self-assessment: a project not carried out

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-54014

Palavras-chave:

Autoavaliação, Enem, estudantes

Resumo

O objetivo central visa refletir se a proposta de autoavaliação (olhar para si) feita por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encontra ressonância com a realidade dos discentes. Apega-se ao enfoque documental e bibliográfico, tendo como cerne os trabalhos de Zanchet (2003), Locco (2005), Almeida (2019) e documentos relativos ao Enem. Dentre os achados, nota-se que não há uma política curricular difundida pelo governo a fim de embasar o professor e o aluno acerca da disseminação da autoanálise. Tal prática, aliada ao referido exame, é conduzida (quando existe condução) de modo acrítico. Constata-se também que a autoavaliação necessita de um contexto mais humanizado e pessoal, ao contrário do cenário competitivo e meritocrático desencadeado por outras atribuições do Enem.      

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Biografia do Autor

Vitor Sergio Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor da Universidade do Estado Minas Gerais (UEMG), Unidade de Ituiutaba. Membro do grupo de pesquisa Políticas, Educação e Cidadania (Polis), sediado na UFU.

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Publicado

2020-07-11

Como Citar

ALMEIDA, V. S. O Enem como instrumento de autoavaliação: um projeto não efetivado / MEC’s proposal for Enem to trigger a self-assessment: a project not carried out. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 406–419, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n2a2020-54014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54014. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de avaliação externa e a questão da qualidade da educação no