O Enem como instrumento de autoavaliação: um projeto não efetivado / MEC's proposal for Enem to trigger a self-assessment: a project not carried out
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-54014Palavras-chave:
Autoavaliação, Enem, estudantesResumo
O objetivo central visa refletir se a proposta de autoavaliação (olhar para si) feita por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encontra ressonância com a realidade dos discentes. Apega-se ao enfoque documental e bibliográfico, tendo como cerne os trabalhos de Zanchet (2003), Locco (2005), Almeida (2019) e documentos relativos ao Enem. Dentre os achados, nota-se que não há uma política curricular difundida pelo governo a fim de embasar o professor e o aluno acerca da disseminação da autoanálise. Tal prática, aliada ao referido exame, é conduzida (quando existe condução) de modo acrítico. Constata-se também que a autoavaliação necessita de um contexto mais humanizado e pessoal, ao contrário do cenário competitivo e meritocrático desencadeado por outras atribuições do Enem.
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