Educação como prática democrática versus monitoramento da qualidade da educação em Minas Gerais / Education as a democratic practice versus monitoring the quality of education in Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-53510Palavras-chave:
Avaliação externa, Qualidade da Educação, Prática Democrática.Resumo
O artigo é um recorte de uma tese de doutorado em que se analisou a política de monitoramento da qualidade da educação em Minas Gerais, tendo como referência a discussão da natureza do trabalho educativo no âmbito da economia política aplicada à educação. De forma diferente da tese, em que se analisam todos os dados em conjunto, neste texto discute-se uma questão específica emergente nas falas dos sujeitos: a relação entre as avaliações externas e a educação entendida como prática que necessita ser democrática. A partir de uma pesquisa qualitativa em que se utilizaram entrevistas de quinze profissionais da educação, demonstra-se que, apesar de os profissionais considerarem a avaliação externa necessária e importante, trechos de suas falas revelam imposições da política e destacam falhas que podem ser associadas à negação da condição de sujeitos daqueles que realizam o processo educativo na escola, dos alunos e até da comunidade externa.
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