Educação como prática democrática versus monitoramento da qualidade da educação em Minas Gerais / Education as a democratic practice versus monitoring the quality of education in Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-53510

Palavras-chave:

Avaliação externa, Qualidade da Educação, Prática Democrática.

Resumo

O artigo é um recorte de uma tese de doutorado em que se analisou a política de monitoramento da qualidade da educação em Minas Gerais, tendo como referência a discussão da natureza do trabalho educativo no âmbito da economia política aplicada à educação. De forma diferente da tese, em que se analisam todos os dados em conjunto, neste texto discute-se uma questão específica emergente nas falas dos sujeitos: a relação entre as avaliações externas e a educação entendida como prática que necessita ser democrática. A partir de uma pesquisa qualitativa em que se utilizaram entrevistas de quinze profissionais da educação, demonstra-se que, apesar de os profissionais considerarem a avaliação externa necessária e importante, trechos de suas falas revelam imposições da política e destacam falhas que podem ser associadas à negação da condição de sujeitos daqueles que realizam o processo educativo na escola, dos alunos e até da comunidade externa.

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Biografia do Autor

Abelardo Bento Araújo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG - Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Pedagogo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

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Publicado

2020-07-11

Como Citar

ARAÚJO, A. B. Educação como prática democrática versus monitoramento da qualidade da educação em Minas Gerais / Education as a democratic practice versus monitoring the quality of education in Minas Gerais. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 321–335, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n2a2020-53510. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/53510. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de avaliação externa e a questão da qualidade da educação no