Visões Sobre Inclusão Escolar No Contexto De Educação Especial: PCN X BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n2a2019-50943

Palavras-chave:

Currículo, Escola, deficiência, Parâmetros, Base Nacional

Resumo

A realidade da inclusão escolar necessita ser discutida para busca de melhorias a fim de garantir um processo de ensino que esteja de acordo com as singularidades de cada aluno. Este estudo analisa os documentos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referentes a Educação Especial dentro do contexto Inclusão Escolar. Após análise foi possível considerar que o conteúdo do PCN traz maiores colaborações ao professor do que a BNCC, que além de não tratar da Educação Inclusiva em específico, transfere para cada currículo escolar, o que não garante que esta seja observada com a devida atenção e importância. Faz-se necessária a discussão uma vez que a BNCC possui caráter normativo e tem perspectivas de garantir uma educação igualitária a todos.

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

COELHO, C. P. .; SOARES, R. G.; ROEHRS, R. Visões Sobre Inclusão Escolar No Contexto De Educação Especial: PCN X BNCC. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 158–174, 2019. DOI: 10.14393/REPOD-v8n2a2019-50943. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/50943. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Educação Inclusiva: desafios Atuais