Implicações da reforma do Ensino Médio para o trabalho e a formação docente

Autores

  • Lurvin Gabriela Tercero Reyes Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Suzane da Rocha Vieira Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-07

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Formação e Trabalho Docente, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho problematiza implicações que a Reforma do Ensino Médio - Lei 13.415/2017 - pode provocar para o trabalho e a formação de professores. Para o desenvolvimento do estudo foi usada a técnica de análise documental, tomando como fontes primárias de informação a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei nº 9.394/1996-, Medida Provisória 746/2016 e a Lei 13.415/2017.  O estudo traz contribuições para a produção acadêmica sobre política pública no campo educacional, temática que consideramos pertinente no atual contexto de volta às concepções políticas neoliberais/conservadoras que desconhecem a trajetória de práticas, conhecimentos e experiências dos profissionais da educação, olhando para eles apenas como consumidores de políticas governamentais absolutistas e autoritárias.

 

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Biografia do Autor

Lurvin Gabriela Tercero Reyes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre em Educação e Doutora em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

REYES, L. G. T.; GONÇALVES, S. da R. V. Implicações da reforma do Ensino Médio para o trabalho e a formação docente. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 6, n. 3, 2017. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48116. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais, trabalho docente e desempenho discente