CLASSES HOSPITALARES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: AS VOZES DAS PROFESSORAS

Autores

  • Daniela Patti do Amaral Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n1a2015-31314

Palavras-chave:

Classe hospitalar, Formação de professores, Prática docente

Resumo

Este artigo focaliza saberes e prática docente de professoras atuantes em quatro classes hospitalares no município do Rio de Janeiro. Foram entrevistadas nove professoras que trabalhavam em quatro classes hospitalares vinculadas à Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro e observadas atividades do cotidiano nas classes hospitalares e enfermarias pediátricas dos hospitais. Ao final, derivamos dos resultados da pesquisa algumas considerações e sugestões, com o propósito de reafirmar o caráter pedagógico-educacional das classes hospitalares. Defendemos igualmente a formulação de um projeto pedagógico compatível com a demanda de alunos hospitalizados, além de propor medidas para aprimorar a formação em serviço dos docentes das classes hospitalares.

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Biografia do Autor

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Faculdade de Educação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ. E-mail: danielapatti.ufrj@gmail.com

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Publicado

2015-08-19

Como Citar

DO AMARAL, D. P. CLASSES HOSPITALARES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: AS VOZES DAS PROFESSORAS. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.14393/REPOD-v4n1a2015-31314. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/31314. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas de Educação Escolar em Contextos Hospitalares