AS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO ÂMBITO DO MODELO NEOLIBERAL: O CASO DO SARESP

Autores

  • Andréia da Cunha Malheiros Santana Universidade Federal de São Carlos
  • José Carlos Rothen Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v3n2a2014-30285

Resumo

Resumo: Este artigo é parte de uma pesquisa de pós-doutorado e tem como objetivo pontuar o surgimento e consolidação da avaliação externa intitulada SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) como uma política pública neoliberal que visa aumentar o controle do Estado sobre o que é ensinado na educação básica e estimular a competição entre as escolas. Como conclusão, apontamos a necessidade da avaliação ser utilizada de outra forma, superando o ranqueamento e a competição a qual vem servindo e passando a guiar ações dentro da escola. Ações estas que estimulem o diálogo e a participação de todos na busca por uma escola de qualidade.

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Publicado

2015-07-09

Como Citar

MALHEIROS SANTANA, A. da C.; ROTHEN, J. C. AS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO ÂMBITO DO MODELO NEOLIBERAL: O CASO DO SARESP. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 3, n. 2, 2015. DOI: 10.14393/REPOD-v3n2a2014-30285. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30285. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

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Artigos