AS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO ÂMBITO DO MODELO NEOLIBERAL: O CASO DO SARESP

Autores

  • Andréia da Cunha Malheiros Santana Universidade Federal de São Carlos
  • José Carlos Rothen Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v3n2a2014-30285

Resumo

Resumo: Este artigo é parte de uma pesquisa de pós-doutorado e tem como objetivo pontuar o surgimento e consolidação da avaliação externa intitulada SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) como uma política pública neoliberal que visa aumentar o controle do Estado sobre o que é ensinado na educação básica e estimular a competição entre as escolas. Como conclusão, apontamos a necessidade da avaliação ser utilizada de outra forma, superando o ranqueamento e a competição a qual vem servindo e passando a guiar ações dentro da escola. Ações estas que estimulem o diálogo e a participação de todos na busca por uma escola de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

FREITAS, L.C A Avaliação e as Reformas dos anos de 1990, novas formas de exclusão, velhas formas de subordinação. In: Revista Educação e Sociedade, Vol.25, número 86, 2004. Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=873137180008. Acesso em: 05/04/2012.

FREITAS, L. C. (org) Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular, 2002.

LE GRAND, J. Quasi- Markets and social policy. Economic Journal: Londres, 1991. Disponível em:<http://www.jstor.org/discover/10.2307/2234441?uid=2134&uid=4578735417&uid=4578735407&uid=2&uid=70&uid=3&uid=60&sid=21101861405737>. Acesso em: 19/02/2013.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 19ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MACHADO, N. J. Qualidade da educação: cinco lembretes e uma lembrança. In: Estudos Avançados, São Paulo, v. 21, n. 61, Dec. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v21n61/a18v2161.pdf>. Acesso em: 21/03/2012.

MADAUS, G. F. The Influence of Testing on the Curriculum. In: TANNER, L N. Critical Issues In Curriculum: Eighty-Seventh Yearbook of the National Society for the Study of Education. Chicago, Illinois: NSSE, 1988.

NEVO, D. Avaliação por Diálogos: uma contribuição possível para o aprimoramento escolar. In: TIANA, A. (Coord.). Anais do Seminário Internacional de Avaliação Educacional. Tradução de John Stephen Morris. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 1998a

NEVO, D.La Evaluacion Mediante el Dialogo: Uma Contribucion Posible Al Perfeccionamiento de la escuela. In: Perspectivas, vol XXVIII, no. 01, marzo 1998b.

NEVO, D. Evaluation In Education. In: SHAW, I. F.; GREENE, J.C.; MARK. Handbook of Evaluation: Policies, Programs and Practices. London: SAGE Publications, 2006.

PERONI, V. M.V. Avaliação Institucional em Tempos de Redefinição do Papel do Estado. In: RBPAE, v. 25, no. 02, 2009. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19498>. Acesso em: 30/05/2012.

RISTOFF, D. I.;VILLAS BOAS, B.M. F.;POLI, E.C. (et al). Construindo o Campo e a Crítica: o Debate. In: FREITAS, L. C. (org) Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular, 2002

SÃO PAULO . Secretaria de Educação. Saresp., São Paulo, 2009. http://saresp.fde.sp.gov.br/2012/Arquivos/Saresp2012_MatrizRefAvaliacao_DocBasico_Completo.pdf. Acesso em 15/03/2013.

SÃO PAULO . Secretaria de Educação. Idesp. Nota Técnica., São Paulo, 2012. http://idesp.edunet.sp.gov.br/Arquivos/Nota_tecnica_2011.pdf. Acesso em 15/03/2013.

SOUSA, S.Z.L.; OLIVEIRA, R. P. Políticas de Avaliação da Educação e Quase Mercado no Brasil. In: Educação e Sociedade, Campinas: 2003. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/es/v24n84/a07v2484.pdf>. Acesso em: 21/03/2012.

SOUSA, S.Z.L.; OLIVEIRA, R. P. Sistemas Estaduais de Avaliação: Uso dos Resultados, Implicações e Tendências. In: Cadernos de Pesquisa. v. 40, São Paulo: 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742010000300007&script=sci_arttext>. Acesso em: 21/03/2012.

STECHER, B. M. Consequences Of Large-Scale, High-Stakes Testing on School And Classroom Practice. In: Hamilton, L.S; Stecher, B.M; Klein, S.P. (editors) Making Sense of Test Based Accountability in Education. Santa Monica, CA, 2002.

VILLAS BOAS, B.M.F. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Campinas, SP: Papirus, 2008.

VIANNA, H.M. Questões de Avaliação Educacional. In: FREITAS, L. C. (org).Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular, 2002.

WERLE, F.O.C.(org.) Avaliação em Larga Escala: Foco na Escola. Brasília: Líber Livro, 2010.

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

MALHEIROS SANTANA, A. da C.; ROTHEN, J. C. AS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO ÂMBITO DO MODELO NEOLIBERAL: O CASO DO SARESP. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 3, n. 2, 2015. DOI: 10.14393/REPOD-v3n2a2014-30285. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30285. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos