EDUCAR NAS DIFERENÇAS POR UMA CULTURA PROSSOCIAL

Autores

  • Lucia de Anna Università degli Studi di Roma
  • Charles Gardou
  • Carlo Ricci
  • Robert Roche Olivar
  • Grazia Lombardi

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v3n1a2014-27694

Resumo

Este artigo, depois de uma breve descrição do conceito de "inclusão escolar" e do "comportamento prossocial", visa oferecer importantes pontos de reflexão sobre o valor pedagógico e formativo dessas dimensões. Através de um excursus desde os anos de 1960 até hoje, o artigo se propõe a expor os benefícios da inclusão escolar, destacando como em classes "heterogêneas", especialmente naquelas em que há a presença de alunos com deficiência, é possível melhorar as competências relacionais entre os colegas de classe. Em particular, faz-se referência ao estudo recente realizado em Roma, na Itália, e na cidade de Uberlândia, no Estado de Minas Gerais, no Brasil (Lombardi, 2011). Entre os adolescentes brasileiros da cidade de Uberlândia, o grupo experimental registra valores significativos (P 0.008), ou seja, esse resultado confirmaria a hipótese de que os alunos que tiveram colegas com deficiência em classe se percebem mais prossociais e, especialmente, com maior frequência, em comportamentos de ajuda.

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Publicado

2014-09-08

Como Citar

DE ANNA, L.; GARDOU, C.; RICCI, C.; ROCHE OLIVAR, R.; LOMBARDI, G. EDUCAR NAS DIFERENÇAS POR UMA CULTURA PROSSOCIAL. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 3, n. 1, 2014. DOI: 10.14393/REPOD-v3n1a2014-27694. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27694. Acesso em: 23 dez. 2024.

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