PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DA CAPES: QUALIDADE ACADÊMICA OU CONTROLE DO ESTADO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v3n1a2014-27693Resumo
O presente trabalho parte de um estudo documental, bibliográfico de caráter crítico e analítico e tem como objetivo principal analisar o processo histórico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além de examinar como se dá esse processo de avaliação em função da regulação e controle do Estado. Â A pesquisa demonstrou que o modelo de avaliação da CAPES é homogenizador e tende à padronização dos programas estatais criado a partir de modelos norte-americanos. A estratificação da qualidade que é conferida às produções é realizada de forma indireta pelo Qualis. Nesse sentido, observa-se que o programa traz lacunas no que se refere à autonomia em relação ao Estado permeado pela ausência de auto-avaliação. Mudanças são necessárias para que a avaliação ocorra partindo de um processo integrado às estruturas pedagógicas, científicas e administrativas almejando melhorar o cumprimento da responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior (IES).
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