O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA

Authors

  • Luiza Helena Oliveira da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Naiane Vieira dos Reis Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v3n1a2014-27684

Abstract

Este artigo discute a formação de leitores em um curso de licenciatura no Tocantins. Para isso, recorre a histórias de leitura e de escolarização dos professores, em processo de formação em serviço por um programa de alcance nacional, o PARFOR. A partir de categorias da sociossemiótica relacionadas à interação entre sujeitos e entre sujeitos e objetos, analisa as relações dos docentes com a aquisição da leitura e sua formação como leitores de literatura. Mediante seus relatos autobiográficos, evidencia-se que a literatura se estabelece como uma fratura, diante de uma ordem social que define os sujeitos que a ela terão ou não acesso. No âmbito de um programa como o PARFOR, a formação de leitores adquire um papel fundamental para esses sujeitos.

Author Biographies

  • Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Tocantins
    Doutora em Linguística pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós-graduação em Letras: ensino de língua e literatura da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
  • Naiane Vieira dos Reis Silva, Universidade Federal do Tocantins

    Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras: ensino de língua e literatura da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

References

AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005.

GREIMAS, Algirdas Julien. Da imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002.

GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1975.

LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2002.

LANDOWSKI, Eric. Passions sans nom. Paris: PUF, 2004.

LANDOWSKI, Eric. Interacciones ariesgadas. Lima: Universidad de Lima, 2009.

LANDOWSKI, Eric. « Bouillon de cultures », communication, congrès, Association marocaine de sémiotique La culture marocaine: une sémiotique?, Université de Meknès, 2- 4 novembre 2010.

LANDOWSKI, Eric. Sens et interation. Mimeo, 2013.

LIMA, Marinalva Dias. Papéis actanciais em relatos de histórias de vida e formação: análise semiótica de narrativas autobiográficas de docentes em formação no PARFOR. Relatório final PIBIC. Palmas, 2013, 20 p.

NABARRO, Glaucileia Fontoura. Histórias de vida e formação de docentes de língua inglesa no PARFOR: língua, cultura e ideologia. Relatório PIBIC. Palmas, 2013, 22p.

RAMOS JUNIOR, Dernival. Venâncio; SILVA, Luiza Helena Oliveira. Historia oral de vida y formación de profesores de Historia en la Amazónia oriental brasileña. In: 17ª Conferência Internacional de História Oral: los retos de la historia oral en el siglo XXI: diversidades, desigualdades y la construcción de identidades, 2012, Buenos Aires. Anais da 17a.

Conferência Internacional de História Oral. Buenos Aires, 2012. v. único. p. 1-20.

SILVA, Luiza H. O.; RAMOS JÚNIOR, Dernival V. Os sentidos da escola e da escolha da profissão docente em relatos autobiográficos de professores em formação: diálogos interdisciplinares entre história oral e semiótica. EntreLetras, Araguaína/TO, v. 3, n. 2, p. 122-140, ago./dez. 2012.

TFOUNI, Leda Verdiani. A escrita no oral; o oral na escrita: ler vozes e ouvir letras. EntreLetras, Araguaína/TO, v. 2, n. 3, p. 13-23, ago./dez. 2011.

TOCANTINS. Projeto pedagógico do curso de Letras: habilitações língua portuguesa e respectivas literaturas; língua inglesa e respectivas literaturas. Palmas, TO: Universidade Federal do Tocantins, 2009, 206p.

Published

2014-09-08

Issue

Section

Dossiê

How to Cite

OLIVEIRA DA SILVA, Luiza Helena; DOS REIS SILVA, Naiane Vieira. O PARFOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 3, n. 1, 2014. DOI: 10.14393/REPOD-v3n1a2014-27684. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27684. Acesso em: 26 dec. 2025.