OS PLANOS DE LEITURA LITERÁRIA EM DUAS ESCOLAS DE ARAGUAÍNA-TO EM FUNÇÃO DE PARÂMETROS E ORIENTAÇÕES CURRICULARES GOVERNAMENTAIS

Autores

  • Márcio Araújo de Melo Universidade Federal do Tocantins
  • Antônio Adailton Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v3n1a2014-27683

Resumo

O objetivo do artigo é discutir os planospara trabalhar com leitura literária em duas escolas do município de Araguaína-TO, uma particular, outra pública, em facede documentos governamentais brasileiros criados para servir de referência. Os dados que subsidiam este estudo são de uma pesquisa realizada no ano de 2010. Foram analisados documentos de ambas as escolas, como os projetos pedagógicos e listas de obras literárias, entre outros. Como resultados, destacam-se: a) um trabalho institucional voltado, prioritariamente, para concursos vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio; b) a escola particular com maior organização no que tange a seleção de obras literárias previstas para leitura em todo o ensino médio; (c) falta de controle da escola pública sobre a formação pregressa dos alunos em contraposição à escola particular, que trabalha com seus alunos desde a educação infantil.

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Biografia do Autor

Márcio Araújo de Melo, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da área de Letras da Universidade Federal do Tocantins. Campus Araguaína

Antônio Adailton Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Ensino de Língua e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins

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Publicado

2014-09-08

Como Citar

DE MELO, M. A.; SILVA, A. A. OS PLANOS DE LEITURA LITERÁRIA EM DUAS ESCOLAS DE ARAGUAÍNA-TO EM FUNÇÃO DE PARÂMETROS E ORIENTAÇÕES CURRICULARES GOVERNAMENTAIS. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 3, n. 1, 2014. DOI: 10.14393/REPOD-v3n1a2014-27683. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27683. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê