OS PLANOS DE LEITURA LITERÁRIA EM DUAS ESCOLAS DE ARAGUAÍNA-TO EM FUNÇÃO DE PARÂMETROS E ORIENTAÇÕES CURRICULARES GOVERNAMENTAIS

Autores

  • Márcio Araújo de Melo Universidade Federal do Tocantins
  • Antônio Adailton Silva Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O objetivo do artigo é discutir os planospara trabalhar com leitura literária em duas escolas do município de Araguaína-TO, uma particular, outra pública, em facede documentos governamentais brasileiros criados para servir de referência. Os dados que subsidiam este estudo são de uma pesquisa realizada no ano de 2010. Foram analisados documentos de ambas as escolas, como os projetos pedagógicos e listas de obras literárias, entre outros. Como resultados, destacam-se: a) um trabalho institucional voltado, prioritariamente, para concursos vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio; b) a escola particular com maior organização no que tange a seleção de obras literárias previstas para leitura em todo o ensino médio; (c) falta de controle da escola pública sobre a formação pregressa dos alunos em contraposição à escola particular, que trabalha com seus alunos desde a educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcio Araújo de Melo, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da área de Letras da Universidade Federal do Tocantins. Campus Araguaína

Antônio Adailton Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Ensino de Língua e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Senado Federal: Brasília, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Bases Legais. Brasília: MEC, 2000a.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Parte II. Linguagens Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000b.

BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Linguagens Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

CEM. Projeto Político Pedagógico. Araguaína: Centro de Ensino Médio, 2010.

CEREJA, William Roberto. Ensino de literatura: uma proposta dialógica para o trabalho de literatura. São Paulo: Atual, 2005.

COLL, César. Os conteúdos na educação escolar. In: COLL, César. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, p. 9-16.

CONSED. Prêmio gestão escolar tem novidades em 2011. Disponível em:<http://www.consed.org.br/index.php/artigos/131-premio-gestao-escolar-tem-novidades-em2011>. Acesso em: 04 out. 2011.

CSC. Lista de livros paradidáticos – Ensino Médio 2010. Araguaína: C.S.C 2010a.

CSC. Manual do aluno 2010. Araguaína: C. S. C., 2010b.

CSC. Projeto pedagógico do C. S. C. de Araguaína. Educação Básica. Versão 2010. Araguaína: C. S. C, 2010c.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes, 2004.

MARI, Hugo. Sobre algumas condições da leitura: da naturalidade do significante ao conhecimento das intenções. In: MARTINS, Aracy Alves; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (orgs.). Escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 191-221.

MELO, Márcio Araújo de; SILVA, Antônio Adailton. Ensino da literatura: diversidade e fronteira. Polifonia. Cuiabá-MT, v.18, n.24, p.97-108, jul./dez., 2011.

SILVA, Antonio Adailton. A literatura no terceiro ano do ensino médio em Araguaína-TO: um estudo de caso comparado entre as prática de um professor em escola pública e particular. Araguaína: UFT, 2012.

SILVA, Luiza Helena Oliveira da; MAGALHÃES, Hilda Gomes Dutra. Do reino da beleza à república do gosto: questões para o letramento literário. In: RAMOS, Dernival Venâncio; ANDRADE, Karylleila dos S.; PINHO, Maria José de (orgs.). Ensino de Língua e literatura: reflexões e perspectivas interdisciplinares. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011, p. 81-92.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: MARTINS, Aracy Alves; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (orgs.). Escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 17-48.

TOCANTINS. Regimento padrão Seduc 2008. Palmas: Seduc, 2008.

TOCANTINS. Orientações para o planejamento de 2010. Araguaína: Diretoria Regional de Ensino, 2010a.

TOCANTINS. Estruturação dos conteúdos básicos de língua portuguesa. Palmas: Seduc, 2010b.

Downloads

Publicado

2014-09-08

Como Citar

de Melo, M. A., & Silva, A. A. (2014). OS PLANOS DE LEITURA LITERÁRIA EM DUAS ESCOLAS DE ARAGUAÍNA-TO EM FUNÇÃO DE PARÂMETROS E ORIENTAÇÕES CURRICULARES GOVERNAMENTAIS. Revista Educação E Políticas Em Debate, 3(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27683

Edição

Seção

Dossiê