O IMPÉRIO DAS PRIMEIRAS LETRAS: EPÃTOME DE UMA HISTÓRIA DE CARTILHAS DE ALFABETIZAÇÃO NO SÉCULO XIX
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v3n1a2014-27680Resumo
Este artigo é um resumo de alguns dos principais argumentos da tese "O império das primeiras letras: uma história da institucionalização da cartilha de alfabetização no século XIX" defendida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina, em Junho de 2012. A tese consiste de uma abordagem histórica dos manuais destinados ao ensino da leitura e da escrita no período imperial brasileiro e segue três linhas de investigação: as condições da produção, as condições da autoria e as condições da leituraDownloads
Métricas
Referências
BARROS, João de. Compilação de varias obras do insignoportuguezJoam de Barros... Impressas em Lisboa... pelos annos de 1539, e 1540. E agora reimpressas... Lisboa, Officina de José da Silva Nazareth, 1785.
CAMARGO, Ana Maria de Almeida; MORAES, Rubens Borba de. Bibliografia da Impressão Régia do Rio de Janeiro, 1808-1822. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Kosmos, 1993.
CARTA de sillabas, ou primeiras lições para bem aprender a lêr e escrever. Coimbra: Real Imprensa da Universidade. Com licença do Governo, 1808.
COUTINHO, José Lino. Cartas sobre a educação de Cora seguidas de um cathecismo moral, politico, e religioso, pelo finado conselheiro Dr. José Lino Coutinho, e Publicadas por João Gualberto de Passos. Bahia: Typographia de Carlos Poggetti, 1849.
DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. Tradução: Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 6. ed. Organização e tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
GARRETT, Almeida. Da educação. [1 ed.]. Londres: Sustenance e Stretch, 1829. Menção de edição retirada de obras de referência. 1 v. Educação doméstica ou paternal.
HANSEN, João Adolfo. Leituras coloniais. ABREU, Márcia (org.) Leitura, História e História da Leitura. Campinas, SP: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil; São Paulo: Fapesp, 1999.
MAGALHÃES, Justino. O Manual Escolar no Quadro da História Cultural. Para uma historiografia do manual escolar em Portugal. Sísifo.Revista de Ciências da Educação, 1, 2006, p.5-14. Disponível em: <http://sisifo.fpce.ul.pt/?r=1&p=5>. Acesso em: 8 out., 2013, 09h28.
MORAES, Rubens Borba de. Bibliografia brasileira do período colonial. São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1969.
SÁ, Leão de. Cartapacio de syllaba, e figuras, conforme a ordem dos mais cartapacios de grammatica, ordenado para melhor commodo dos estudantes desta faculdade nos pateos da Companhia de Jesu e dado à luz por Mathias Rodrigues Portella, estudante dos mesmos pateos na cidade da Paraîba do norte no Brasil. Lisboa Occidental: Officina de AntonioPedrozo Galram. M.DCC.XXXVIII [1738].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.