UM OLHAR SORE AS ATUAIS POLÍTICAS DE LEITURA E DO LIVRO PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Authors

  • Barbosa Lima

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v3n1a2014-27679

Abstract

A entrevista está centrada nasexperiênciasde um professor que se dedicou tanto ao ensinouniversitário no município do Rio de Janeiro, quanto à coordenação e desenvolvimento de projetos de pesquisa junto ao Ministério da Cultura eà Cátedra da UNESCO de leitura no Brasil, como à escritadee sobre literatura, bem comoàeditoração. Sem predomínio do campo teórico sobre o prático e vice versa, seus conhecimentos entrecruzam esses campos, instigando e fortalecendoa práxis da leitura da palavra e da leitura de mundo sobre a palavra falada e escrita. Como o próprio entrevistado nos possibilitar entrever, não adianta elaborar políticas de leitura sem um demonstrativo dos passos que foram dados para alcançar as utopias e os possíveis caminhosa percorrer após os primeiros experimentos. Por isso trazemos aopúblico uma fração das histórias deste poeta, professor, pesquisador e editor. 

Published

2014-09-08

Issue

Section

Entrevista / Dossiê

How to Cite

BARBOSA LIMA. UM OLHAR SORE AS ATUAIS POLÍTICAS DE LEITURA E DO LIVRO PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 3, n. 1, 2014. DOI: 10.14393/REPOD-v3n1a2014-27679. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27679. Acesso em: 23 dec. 2025.