IDEB DA ESCOLA: A AFERIÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO TEM SIDO REFERENCIAL PARA SE (RE) PENSAR A EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Autores

  • Fernanda Ferreira Belo Universidade Federal de Goiás
  • Nelson Amaral Cardoso Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v2n2a2013-24781

Resumo

Este texto objetiva problematizar a utilização do IDEB das escolas como referencial para se (re) pensar a educação básica de qualidade. O uso desse índice pelo MEC/Inep ocorre desde o ano de 2007 e indica o estabelecimento de padrões e critérios para monitorar o sistema educacional brasileiro. Ele está inserido na cultura das avaliações externas em larga escala com foco no rendimento do aluno e das redes de ensino. O IDEB tem potencial para revigorar a escola pública desde que não se esgote na superficialidade dos dados, uma vez que eles não retratam as condições socioeconômicas dos alunos e professores, nem as condições de infraestrutura das escolas avaliadas, o que pode comprometer a universalização da educação de qualidade.

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Biografia do Autor

Fernanda Ferreira Belo, Universidade Federal de Goiás

Professora da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás

Nelson Amaral Cardoso, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Educação pela UNIMEP. Professor na Universidade Federal de Goiás 

Referências

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Publicado

2014-02-18

Como Citar

BELO, F. F.; CARDOSO, N. A. IDEB DA ESCOLA: A AFERIÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO TEM SIDO REFERENCIAL PARA SE (RE) PENSAR A EDUCAÇÃO MUNICIPAL. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 2, n. 2, 2014. DOI: 10.14393/REPOD-v2n2a2013-24781. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24781. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas e Práticas de Avaliação