Avaliação da qualidade da alfabetização mineira no cenário do sistema educacional nacional e internacional / Quality assessment of literacy in mining scene of national and international education system

Autores

  • Jackeline Rodrigues Mendes Universidade São Francisco - Campus Itatiba/SP
  • Alexandrina Monteiro Universidade São Francisco - Campus Itatiba/SP
  • Edilene Mizael de Carvalho Perboni Universidade São Francisco - Campus Itatiba/SP

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta um estudo inicial, numa pesquisa em andamento, sobre a avaliação da qualidade da Alfabetização mineira, o PROALFA, e pretende analisar de que forma essas avaliações estão imbricadas nas redes produzidas no cenário do sistema educacional nacional einternacional. Tal estudo trará elementos da Análise do Discurso Crítica para discutir as discursividades que atravessam as políticas de Avaliação neste cenário atreladas à noção de qualidade. Recorremos a autores como Fairclough, Veiga-Neto, Jorge Ramos do Ó e Stephen Ball. A questão norteadora deste artigo é: Quais discursividades têm sustentado a noção de qualidade nas avaliações sistêmicas da alfabetização, em particular em Minas Gerais? Como resultados parciais da análise, uma discussão inicial incide sobre alguns elementos relacionados ao contexto de produção das políticas de avaliação, ou seja, das relações que se estabelecem entre o sistema político e econômico nacional/internacional e as avaliações sistêmicas. O PISA avalia a qualidade da Educação mundial, oANEB, a brasileira e o SIMAVE, a mineira.

Palavras-chave: Avaliação, Alfabetização, PROALFA

Abstract:This paper presentsan initial study, anongoing studyon the evaluationof the quality ofLiteracymining, the PROALFA, and intends toanalyze howthese assessmentsare embeddedin networksproducedin the scenarioof the education systemnationally and internationally.Thisstudywill bringelements ofCriticalDiscourse Analysisto discussthepoliticaldiscoursesthat traversethis scenarioAssessmenttiedto the notion ofquality. We useauthors asFairclough, Veiga-Neto, JorgeRamosdo ÓandStephenBall.The main questionof this article is: Whatdiscourseshave supportedthe notion ofsystemicqualityin assessmentsof literacy, particularly inMinasGerais? Aspartial resultsof the analysis, an initial discussionfocuses onsome elementsrelatedto theproduction contextof policyevaluation, ie, therelationships establishedbetween thepolitical and economic systemnational /internationalandsystemicreviews. PISAassessesthe qualityof educationworldwide,ANEB, Brazilian andSIMAVEthemining.

Keywords: Assessment;Literacy;PROALFA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BALL, Stephen J. (2001). Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais

em Educação. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, pp.99-116.

BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. BRICS - Agrupamento BrasilRússia-Índia-China-África do Sul. Disponível em:

Revista Educação e Políticas em Debate – v. 2, n. 2 – jul./dez. 2012

http://www.itamaraty.gov.br/temas/mecanismos-inter-regionais/agrupamentobrics. Acessado em: 20/11/2012.

BRASIL. Planalto. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acessado

em: 19/11/2012.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sistema Nacional de

Avaliação da Educação Básica – Saeb. Disponível em:

http://www.ibge.gov.br/projetos/comite_estatisticas_sociais/?page_id=180.

Acessado em: 20/11/2012.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Teixeira. Prova Brasil e Saeb. Disponível em: http://provabrasil.inep.gov.br/.

Acessado em: 20/11/2012.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Programa Internacional de

Avaliação de Estudantes – PISA. Disponível em:

http://gestao2010.mec.gov.br/o_que_foi_feito/program_79.php. Acessado em:

/11/2012.

BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). Disponível em:

http://www.infoescola.com/geografia/bric-brasil-russia-india-e-china/.

Acessado em: 20/11/2012.

CAED- Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade

Federal de Juiz de Fora (UFJF). Medidas de Proficiência. Disponível em:

http://www.portalavaliacao.CAEDufjf.net/pagina-exemplo/medidas-deproficiencia/. Acessado em: 20/11/2012.

CANDIOTTO, César (2010). A governamentalidade política no pensamento de

Foucault. Filosofia Unisinos, v.11, n.1, pp. 33-46.

Dicionário online de Português. Disponível em:

http://www.dicio.com.br/emergente/. Acessado em: 20/11/2012.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social. Brasília: UnB, 2001.

Revista Educação e Políticas em Debate – v. 2, n. 2 – jul./dez. 2012

FREITAS, Eduardo de. Brasil, um país emergente. Disponível em:

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/brasil-um-pais-emergente.htm.

Acessado em: 20/11/2012.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Disponível em:

http://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/.

Acessado em: 19/11/2012.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. "Plano Decenal

de Educação para Todos" (verbete). Dicionário Interativo da Educação

Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002. Disponível em

http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=91. Acessado em

/11/2012.

Ó, Jorge Ramos do (2009). A Governamentalidade e a História da Escola

Moderna: outras conexões investigativas. Educação e Realidade, v.34, n.2, pp. 97-

SIMAVE - Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública. Disponível em:

http://www.aprendeminas.com/2009/10/SIMAVE-sistema-mineiro-deavaliacao-da.html. Acessado em: 20/11/2012.

VEIGA-NETO, Alfredo (1999). Educação e governamentalidade neoliberal:

novos dispositivos, novas subjetividades. Texto apresentado e discutido

no Colóquio Foucault, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro

(UERJ).

VEIGA-NETO, Alfredo (2005). Governo ou Governamento. Currículo sem

Fronteiras, v.5, n.2, pp.79-85.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das

necessidades básicas de aprendizagem Jomtien, 1990. Disponível em:

http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf. Acessado em:

/11/2012.

Downloads

Publicado

2013-03-07

Como Citar

Mendes, J. R., Monteiro, A., & Perboni, E. M. de C. (2013). Avaliação da qualidade da alfabetização mineira no cenário do sistema educacional nacional e internacional / Quality assessment of literacy in mining scene of national and international education system. Revista Educação E Políticas Em Debate, 1(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21915

Edição

Seção

Artigos