Implicações dos baixos salários para o trabalho dos professores brasileiros / Low salaries implications on brazilian teachers' work

Autores

  • Andreza Barbosa UNIARARAS

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v1n2a2012-21902

Resumo

Resumo: Considerando a possibilidade de afirmar que os salários recebidos pelos professores brasileiros são baixos, esse artigo buscou analisar e compreender as implicações dessa remuneração para o trabalho docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental com base em pesquisas relacionadas à remuneração docente e documentos relativos à temática elaborados por organismos internacionais, além da legislação brasileira pertinente ao assunto e dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008. A análise realizada na referida pesquisa, baseando-se nos estudos e documentos mencionados, possibilitou elencar algumas implicações dos salários para o trabalho dos professores brasileiros.

Palavras-chave: trabalho docente; salário docente; políticas educacionais.

Abstract: Considering the possibilityof assertingthat salariesreceived bybrazilian teachersare low, this articleseeks to analyzeand understandthe implications ofthis remunerationonteachers' work.Therefore,a bibliographic - documentary survey had been conducted, based on studies relatedtoteacher's salaries and documentsrelatedto thethemeelaboratedbyinternational organizations, in addition to theBrazilian legislationrelevanttothe studyanddatafrom the NationalHousehold Sample Survey(PNAD) 2008.The analysisrealized inthis research,based on thestudies anddocuments referenced, revealed somepossibleimplicationsof salarieson Brazilian teachers' work.

Keywords: teachers' work;teachers'salaries;educational policies.

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Publicado

2013-03-06

Como Citar

BARBOSA, A. Implicações dos baixos salários para o trabalho dos professores brasileiros / Low salaries implications on brazilian teachers’ work. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 1, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/REPOD-v1n2a2012-21902. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/21902. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê