CHAMADAS: Recebimento de Manuscritos para Dossiês 2023

2022-10-07

Dossiê 2-2023: "Estado e Políticas Educacionais na América Latina: configurações atuais"

ORGANIZADORES:

Profª. Drª Alda Maria Duarte Araújo Castro - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Profº. Drº Kildo Adevair dos Santos - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Profª. Drª  Maria Vieira Silva – Universidade Federal de Uberlândia

Recebimento dos textos:até  15 de janeiro de 2023

Publicação: v.12, nº. 2, 2023

Ementa:Os países da América Latina possuem idiossincrasias nos âmbitos cultural, político, econômico e nos processos de formação do Estado; mas também vários aspectos em comum, especificamente, as difíceis conjunturas marcadas por assimetrias e a incessante luta em prol da democracia e da consolidação de políticas sociais. Tendo como referência as configurações do Estado, as determinações fundamentais das políticas educacionais e seus arranjos político-institucionais contemporâneos na América Latina, o presente dossiê tem como objetivos precípuos produzir e divulgar análises sobre as reformas educacionais e suas incidências sobre a Educação Básica e a Superior. A partir de análises multidimensionais, possibilitadas pelo intercâmbio entre pesquisadores de diferentes países, o dossiê contribuirá para o estreitamento de vínculos e o adensamento de reflexões sobre a educação em nosso continente, com abordagens empíricas, conceituais, bem como sistematizações teóricas contíguas às principais tendências das políticas educativas. 

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Dossiê 3-2023 “Políticas públicas luso-brasileiras de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência no Ensino Superior”

ORGANIZADORES:

Prof. Dr. José Miguel da Graça Estevão André Nogueira - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) – Lisboa/Portugal

Prof. Dr. Nuno Filipe Pombo Soares Nunes - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) – Lisboa/Portugal

Profª Drª Valéria Peres Asnis – Faculdade de Educação – Universidade Federal de Uberlândia/Brasil

Recebimento dos textos: até 15 de fevereiro de 2023

Publicação: v.12, nº. 3, 2023

Ementa: Sob uma perspectiva sociobiopsicológica, a acessibilidade de pessoas com deficiências, altas habilidades, talentos/superdotação, transtornos globais do desenvolvimento e/ou outras condições socialmente estigmatizantes é entendida como a materialização do que temos chamado de inclusão. À luz dos princípios da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, os Estados Partes assegurarão a tais pessoas o acesso ao ensino superior em geral, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades. Portanto, ao pensarmos neste cenário, faz-se necessário compreender que todos os fatos e ações que ele compreende ─ a entrada no ensino superior, as possibilidades curriculares e didáticas, o uso da Tecnologia Assistiva nos processos de aprendizagem, os recursos, os instrumentos e as estratégias para a avaliação da aprendizagem, o gerenciamento dos tempos e espaços, a participação autônoma e a legitimação dos Direitos Humanos destes(as) estudantes ─ estão atrelados às políticas públicas de inclusão educacional. Neste contexto, o Dossiê “Políticas públicas luso-brasileiras  de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência no Ensino Superior” reunirá manuscritos da seção “Artigos, Ensaio Teórico e Relato de Experiência”, com o objetivo de: a) Divulgar o conhecimento produzido na área, no âmbito das políticas públicas nacional e internacional; b) promover o debate acerca das políticas públicas de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência no Ensino Superior em âmbito nacional e internacional.