Rumo à uma Abordagem Robusta para um Conjunto de Dados de Cobertura Vegetal Multitemporal: 3 Décadas de Mudanças no Piauí, Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Mapear as mudanças de uso e cobertura da terra por meio da classificação de imagens de satélite é uma das fontes mais importantes para investigar e monitorar a superfície terrestre. Essas abordagens, quando realizadas em uma perspectiva multitemporal, requerem procedimentos específicos para coincidir com as imagens utilizadas. Considerando que fragmentos de Cerrado podem aumentar ao longo do tempo devido a diferentes usos, esta pesquisa visa um método adequado de processamento de imagens Landsat para investigar a dinâmica do uso da terra. A área de estudo cobre sete cidades do estado do Piauí, bioma Cerrado, uma área que tem sido afetada por grandes desmatamentos devido a projetos agrícolas. Dentre os procedimentos metodológicos utilizados estão as técnicas de georreferenciamento semiautomático da coleção de imagens orbitais e a classificação orientada a objetos, ambas aplicadas a dados dos satélites Landsat 5 e 8 nos últimos 30 anos em períodos decenais. Com os resultados obtidos, fica evidente que o processo de registro semiautomático de imagens é um método eficaz para a correção geométrica de cenas Landsat e que procedimentos de classificação baseados em objetos, baseados nesta metodologia, são adequados para estudos multitemporais, possibilitando o cálculo de métricas comparativas de mudanças nas classes de cobertura da terra por período. Os resultados mostraram que as manchas de savana florestal diminuíram de 73% em 1986 para 43% em 2016, enquanto os campos agrícolas aumentaram de 4% para 25% em 30 anos.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").