DETECÇÃO DE MUDANÇAS NO USO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE SERTÃOZINHO (SP) POR MEIO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO, 1981 - 2001
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa teve como foco de estudo detectar as transformações ocorridas no uso da terra no município de Sertãozinho entre 1981 e 2001. Destacaram-se, especialmente, as transformações nos cultivos agrícolas, pois este município está localizado numa região considerada, atualmente, uma das principais produtoras de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. Este estudo foi realizado com o uso de ferramentas de Geoprocessamento e imagens de satélite LANDSAT 2-MSS de 1981, LANDSAT 5-TM de 1990 e LANDSAT 7-ETM+ de 2001. A partir das matrizes de erro entre os mapas de uso da terra de Sertãzinho (1981, 1990 e 2001) foram calculados: Exatidão Total, do Produtor e do Usuário; e o Coeficiente KAPPA. Tal estudo fez com que fossem locados onde ocorreram as mudanças, o que possibilitou inferir sobre as causas que levaram a tal transformação. Os resultados gerados retrataram o comportamento do município perante as tendências econômicas e políticas dos últimos 20 anos no país.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
SCHEER, Marcia Aparecida Procópio da Silva; ROCHA, Jansle Vieira. DETECÇÃO DE MUDANÇAS NO USO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE SERTÃOZINHO (SP) POR MEIO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO, 1981 - 2001. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 58, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv58n2-44921. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44921. Acesso em: 28 dez. 2025.