CORREÇÃO RADIOMÉTRICA DE IMAGENS DIGITAIS AÉREAS PARA O EFEITO VINHETE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Sensoriamento Remoto aéreo apresenta grande potencial de monitoramento de culturas agrícolas que, por sua vez, pode auxiliar na estimativa de safra. Apesar do potencial desta ferramenta, alguns problemas ainda podem ser encontrados nos dados levantados. Dentre eles, pode-se citar o efeito vinhete. Este efeito introduz alterações nos níveis de cinza que levam a avaliações incorretas. O estudo e o entendimento deste fenômeno possibilitará o seu modelamento e a minimização dos erros. Para testar este efeito foi adotado o procedimento de cálculo do b4Ccos−θ=Δ, onde Cb é a relação entre os níveis de cinza do mesmo alvo, localizados no centro da imagem e fora dele (dado pelo ângulo θ), o qual determina que quanto maior for esta diferença, na medida que o alvo se afasta do centro geométrico, maior será o efeito vinhete. Este estudo utilizou imagens aéreas, com alvos (placas brancas) em vários locais ao redor do centro geométrico das imagens e passíveis de serem investigados para o efeito. Foram realizados também testes ao nível do solo para verificação do efeito, nos mesmos alvos das imagens aéreas isto é, em uma das placas utilizadas para calibração. Isto foi realizado através de um suporte que permitiu a mudança de altura da câmera e tomada das imagens. Neste caso não haveria influência de fatores ligados a atmosfera e geometria sensor-fonte. Na análise das imagens aéreas os resultados mostraram que, o efeito vinhete foi observado para o dia 02/11/2001, mas não para o dia 11/04/2002. Nesse dia os dados podem ter sido influenciados por vários fatores como atmosfera e geometria sensor-fonte que determinaram uma pequena tendência de diminuição do Delta com a distância do centro. Já os dados da imagem, obtidos da placa teste, com a ajuda do suporte, ao nível do solo, mostraram que, realmente o fenômeno de vinhete acontece. A confirmação de que realmente o efeito acontece assegura a sua modelização pelo cos4θ e desta maneira uma mitigação dos efeitos na análise final dos dados.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
LAMPARELLI, R. A. C.; ROCHA, J. V.; JAIME, A. L. G. CORREÇÃO RADIOMÉTRICA DE IMAGENS DIGITAIS AÉREAS PARA O EFEITO VINHETE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 56, n. 1, 2009. DOI: 10.14393/rbcv56n1-43503. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43503. Acesso em: 7 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").