DETECÇÃO DE MUDANÇAS NO USO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE SERTÃOZINHO (SP) POR MEIO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO, 1981 - 2001
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa teve como foco de estudo detectar as transformações ocorridas no uso da terra no município de Sertãozinho entre 1981 e 2001. Destacaram-se, especialmente, as transformações nos cultivos agrícolas, pois este município está localizado numa região considerada, atualmente, uma das principais produtoras de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. Este estudo foi realizado com o uso de ferramentas de Geoprocessamento e imagens de satélite LANDSAT 2-MSS de 1981, LANDSAT 5-TM de 1990 e LANDSAT 7-ETM+ de 2001. A partir das matrizes de erro entre os mapas de uso da terra de Sertãzinho (1981, 1990 e 2001) foram calculados: Exatidão Total, do Produtor e do Usuário; e o Coeficiente KAPPA. Tal estudo fez com que fossem locados onde ocorreram as mudanças, o que possibilitou inferir sobre as causas que levaram a tal transformação. Os resultados gerados retrataram o comportamento do município perante as tendências econômicas e políticas dos últimos 20 anos no país.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SCHEER, M. A. P. da S.; ROCHA, J. V. DETECÇÃO DE MUDANÇAS NO USO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE SERTÃOZINHO (SP) POR MEIO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO, 1981 - 2001. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 58, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv58n2-44921. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44921. Acesso em: 8 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").